header top bar

section content

VÍDEO: Delegado de Cajazeiras diz que ‘guerra contra drogas’ não tem fim e critica ‘brechas’ na Justiça

Em tom de desesperança, o delegado seccional da Polícia Civil compara a 'guerra contra as drogas' a uma 'briga de gato e rato'

Por Jocivan Pinheiro

04/06/2021 às 17h55 • atualizado em 04/06/2021 às 17h59

Durante coletiva de imprensa em Cajazeiras para dar detalhes sobre a prisão de um estelionatário, o delegado seccional da Polícia Civil, Ilamilton Simplício, deu uma declaração que pode ser considerada surpreendente vindo de um agente da polícia, pois ela vai de encontro à mentalidade que predomina nos sistemas policial, judiciário e político.

Para Ilamilton Simplício, a ‘guerra contra as drogas’ no Brasil não terá fim porque o país trata a relação entre a sociedade e as drogas de forma diferente de alguns países considerados desenvolvidos.

“É um tipo de crime difícil da gente zerar. País nenhum do mundo consegue zerar com esse tipo de política que a gente tem no Brasil hoje, que é a politica de guerra contra as drogas. Os países que conseguem resolver isso são países desenvolvidos, com outra cultura, que tratam a questão das drogas com outras nuances”, declarou o delegado.

VEJA TAMBÉM

Idosa é vítima de sequestro relâmpago em Cajazeiras e saca R$ 18 mil para estelionatário

Apreensão de três toneladas de maconha e 35 armas em Juiz de Fora (MG) (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Em tom de desesperança, Ilamilton Simplício compara a ‘guerra contra as drogas’ a uma ‘briga de gato e rato’, e lamenta o fato de que as polícias realizam o trabalho ostensivo, prendendo criminosos, mas o sistema judiciário deixa ‘brechas’ para que eles sejam soltos.

“No Brasil optou-se pelo confronto. É uma briga de gato e rato que eu não vislumbro fim um dia. A sociedade brasileira vai ter que aprender, infelizmente, a conviver com isso, e vai ficando naquela: reprime, prende, solta. Nosso sistema penal é muito falho, deixa muita brecha”.

Ilamilton Simplício explica que a Polícia Civil de Cajazeiras está focada em reduzir os crimes contra o patrimônio (furto e assalto) que, na avaliação dele, também estão ligados ao tráfico de drogas.

“A gente sabe que muitos desses crimes têm relação direta ou indireta com os crimes de drogas. Infelizmente, a droga é o centro de todos os demais problemas na sociedade hoje”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: