header top bar

section content

Sebrae PB promove série de reuniões virtuais para discutir turismo e gastronomia no Sertão

Próximo encontro será nesta sexta (2) com empresários de Água Branca, cidade da região de Patos.

Por Diário do Sertão com Assessoria

01/07/2021 às 17h55

(Arte: Sebrae-PB).

O Sebrae Paraíba está promovendo uma série de reuniões virtuais com empresários do ramo de alimentação fora do lar, ciclistas e secretários municipais de turismo e esporte dos dez municípios que integram o Vale dos Sertões para discutir ações voltadas ao turismo e gastronomia na região. A primeira reunião foi realizada no município de Princesa Isabel e, a próxima, será nesta sexta-feira (2), das 18h às 19h, com o público da cidade de Água Branca.

Com parceria do Fórum Turístico Vale dos Sertões e da Rota de Ciclismo Vale dos Sertões, os encontros acontecem através da plataforma Google Meet. De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, entre os tópicos que serão discutidos durante a reunião está a participação dos municípios na 17ª edição da Feira Internacional de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur Digital), que será realizada em setembro deste ano no formato digital e cujas inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 30 deste mês.

VEJA TAMBÉM

Consultoria do Sebrae PB define estratégias para nortear processo de governança ativa do turismo

“Na reunião, também informaremos sobre a capacitação dos ciclistas da região que desejam ser condutores locais de turismo para acompanhar ciclistas de outras localidades e estados quando em visita à Rota de Ciclismo Vale dos Sertões. Outra pauta será a consultoria para empresas de alimentação fora do lar dos dez municípios que têm interesse de compor a Rota Gastronômica Vale dos Sertões”, explicou.

Em relação à rota gastronômica, a gestora explicou que a consultoria do Sebrae Paraíba vai avaliar e orientar sobre questões como qualidade no atendimento, segurança alimentar, mise en place, melhoria do cardápio regional, protocolos referentes à Covid-19, entre outros. “Após as melhorias apresentadas, a empresa receberá a sinalização da Rota Gastronômica Vale dos Sertões, uma maneira de atrair clientes e visitantes, além de gerar um diferencial competitivo para o negócio”, salientou.

Parceria – A gestora Regina Amorim explicou, também, que a atuação da instituição junto aos municípios turísticos ocorre por meio de parceria com as prefeituras, de modo a beneficiar diversos donos de pequenos negócios, além de promover nova oferta turística focada em qualidade e profissionalismo. “É possível, que em 60 dias, já tenhamos 50 empresas de alimentação fora do lar qualificadas para participar de uma rota turística”, disse.

Para ela, a expectativa é que os empresários e ciclistas interessados, bem como o poder público municipal, visualizem a grande oportunidade de avançar no desenvolvimento do turismo regional. “Isso acontecerá com a priorização de uma das atividades econômicas que mais gera empregos e divisas, pois o dinheiro que o turista deixa no município movimenta a economia e gera riqueza”, enfatizou.

Calendário das reuniões agendadas:

02 de julho, das 18h às 19h – Água Branca

05 de julho, das 18h às 19h – São Mamede

06 de julho, das 19h às 20h – Pombal

07 de julho, das 18h às 19h – Maturéia

08 de julho, das 14h às 15h – São Bento

Convite – Sebrae-PB.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: