header top bar

section content

Presidente do Instituto de Previdência de Bom Jesus lamenta conteúdos de portais sobre seu trabalho

Tânia Parnaíba Ricarte se expressou para lamentar e esclarecer, em nota, conteúdo disseminado por determinados portais colocando sua conduta à frente da autarquia sob suspeita

Por Diário do Sertão com Secom

14/07/2021 às 15h48

Tânia Parnaíba Ricarte, presidente do Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus

“Não tomam sequer o cuidado de nos procurar para a versão dos fatos”. Foi assim que a presidente do Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus, Tânia Parnaíba Ricarte, se expressou para lamentar e esclarecer, em nota publicada nesta quarta-feira (14), conteúdo disseminado por determinados portais nos últimos dias, colocando a sua conduta à frente da autarquia sob suspeita.

“Lamento que alguns portais, por razões óbvias, sirvam para práticas assim”, disse ela, salientando que “a falta de compromisso com os lados da notícia é tão evidente e que o redator não teve o cuidado de, por exemplo, verificar que dois exercícios citados na postagem, ou seja, 2015 e 2016, já foram inclusive aprovados recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado”.

Confira a nota:

A presidente do IPASB – Instituto de Previdência e Assistência do Município de Bom Jesus – PB, Tânia Parnaíba Ricarte, vem por meio deste apresentar esclarecimentos quanto a notícia divulgada em sites, ontem, 13.07.2021, no qual alega que ‘Diretora de instituto de previdência de Bom Jesus é investigada após sacar R$ 295 mil da instituição’.

Foi instaurado inquérito Civil de nº:001.2021.028483, no qual o Ministério Público busca verificar a ocorrência de saques na “boca do Caixa” de vários cheques no período de 2015 a 2017.

Cumpre esclarecer que, o que ocorreu foi a necessidade de realização de pagamentos dos aposentados e pensionistas do Município, posto que, nesse período, por um problema no computador do Instituto, as transferências entre bancos não estavam sendo realizadas eletronicamente, sendo necessário que a presidente se dirigisse a agencia bancária pessoalmente e utilizasse o cheque como forma de realizar a transferência de valores.

A Presidente já dispõe em mãos, e será enviado ao Ministério Público a comprovação de que, todos os cheques que foram sacados no Banco do Brasil, foram na mesma data e nos mesmos valores depositados na conta da Caixa Econômica Federal.

Reiteramos, apenas por um problema no computador que realizava as transferências eletrônicas de valores, a presidente teve a necessidade de utilizar os cheques para realizar a transferência entre as contas, não subsistindo qualquer erro ou vício, os valores sacados em um banco foram imediatamente depositados em outro, todos em contas de titularidade do instituto, apenas para cumprir as obrigações com seus beneficiários.

Ressaltamos que a Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Bom Jesus não praticou qualquer ato ilícito, sendo requerida apenas a documentação para averiguação das transferências.

Certamente, com a entrega dos documentos que comprovam os saques em contas do Banco do Brasil e o depósito nas contas da Caixa Econômica, depósitos esses com a finalidade de pagamento das obrigações do Instituto, o procedimento da lavra do Ministério Público será arquivado.

Informamos ainda que o Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus trabalha continuamente para o melhoramento de suas práticas, e, tanto é verdade que, desde 2017 as transferências são realizadas eletronicamente entre as contas do próprio instituto.

Bom Jesus – PB, 14 de julho de 2021.

TANIA PARNAÍBA RICARTE
PRESIDENTE

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: