header top bar

section content

VÍDEO: Coletivos organizam manifestações pela democracia e contra Bolsonaro em Cajazeiras e região

Historiador explicou que as manifestações não estão sendo convocados por partidos de esquerda, mas sim por coletivos sociais

Por Jocivan Pinheiro

06/09/2021 às 16h04 • atualizado em 06/09/2021 às 16h08

Vários coletivos estão organizando manifestações neste dia 7 de Setembro para defender a democracia, os direitos básicos dos cidadãos e contra as pautas que são incitadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

O desenhista e historiador Nonato Saraiva explicou que as manifestações não são convocados por partidos de esquerda, mas sim por coletivos sociais.

“O que Bolsonaro está tentando agora é um último sinal de desespero porque ele sabe que ele derreteu nas pesquisas eleitorais, seu processo está extremamente comprometido e agora ele está fomentando o ódio entre a sua militância, armando a militância de ódio para um confronto, falou Nonato, se referindo às manifestações pró-Bolsonaro que também ocorrerão no mesmo dia.

VEJA TAMBÉM

Nas ruas de Cajazeiras, com ampla maioria, Lula vence Bolsonaro em enquete da TV Diário do Sertão

Coletivos organizam manifestações pela democracia e contra Bolsonaro (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Entre as pautas anunciadas por grupos de extrema direita estão ‘defesa do patriotismo’ e ‘combate ao comunismo’. Porém, Nonato Saraiva afirma que esses dois conceitos estão sendo deturpados pelo bolsonaristas.

“Patriotismo não se mede por cor de bandeira, você não é patriota porque simplesmente veste amarelo e canta o hino. Esses patriotas são os que estão vendendo o país a preço de banana. Os que estão alertando para isso são chamados de comunistas. Mas eles não sabem, sequer, a noção de comunismo. Eles não tem nem noção disso”.

Nonato Saraiva também criticou o presidente Bolsonaro pela sua má gestão diante da pandemia e por incitar o ódio na sua militância.

“Não bastassem os mais de 600 mil mortos, esse cidadão ainda insiste em semear ódio. Não tem nada de positivo, até hoje não disse a que veio, não trouxe um projeto para o país. No momento que tinha que atuar, não atuou, ficou brincando, passeando de moto, inaugurando obras que ele foi contra e dizendo que é dele. Então, eu não sei pelo que esse pessoal vai pra rua amanhã. Comemorar o quê?”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: