header top bar

section content

VÍDEO: Sindicato cobra gratificação para servidores da saúde em Nazarezinho e prefeito ‘declara guerra’

O prefeito Marcelo Vale determinou que os servidores públicos vinculados ao sindicato, não teriam o desconto e consequentemente, o município ficaria desobrigado a repassar o desconto sindical

Por José Dias Neto

29/09/2021 às 17h30 • atualizado em 29/09/2021 às 17h34

A prefeitura de Nazarezinho na região de Sousa e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais estão travando uma ‘guerra’ há mais de um mês, depois que a entidade cobrou do prefeito Marcelo Vale (Cidadania) a implantação das gratificações do programa ‘Previne Brasil’  para os servidores públicos que atuam na área da saúde e combatem à pandemia da Covid-19.

Diante da manifestação do sindicato, o prefeito Marcelo Vale, via decreto, determinou que os servidores públicos municipais vinculados ao sindicato, não teriam o desconto e consequentemente, o município ficaria desobrigado a repassar o desconto sindical.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Vereadores da região de Sousa reprovam projeto do prefeito e sessão termina em confusão e revolta

No decreto, o prefeito determinou que para haver o repasse da prefeitura ao sindicato, cada servidor tem de procurar até o dia 30 de setembro, pessoalmente à secretaria de administração com documentos pessoais, comprovante de residência e uma autorização expressa, autorizando que o sindicato promova o desconto. Os servidores que não realizarem esse procedimento, receberão os salários integrais na conta e o sindicato não receberá o repasse da prefeitura.

Servidores cobram gratificação em Nazarezinho. Foto: Divulgação / Sindicato

Rogenia Lins, presidente do sindicato disse em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão que a medida suspende convênios essenciais até que o impasse seja resolvido.

‘’Estou surpresa porque a gestão fez sem comunicar nada. Eu acho que todo jogo, mesmo no político tem que ter limite para respeito e consideração. Sempre buscamos o diálogo para resolver as questões. A gente não foi notificado. É triste nisso tudo, além da forma como o gestor faz isso, todos os convênios do sindicato estão suspensos, até que a gente solucione isso’’, afirmou.

Rogenia Lins destacou a trajetória de luta do sindicato em defesa dos servidores de Nazarezinho.

‘’Imaginem uma política dessa sem o sindicato em Nazarezinho porque gestor é hoje e não é amanhã, mas os servidores permanecem. As lutas pelos direitos e pelas garantias elas tem que permanecer independente de quem estiver assumindo a administração. Eles passarão e nós passarinho. Não se preocupe que vamos sair dessa’’, disse.

Prefeitura de Nazarezinho

O QUE FIZ O PREFEITO?

Em contato por telefone com a produção da TV Diário do Sertão, o prefeito Marcelo Vale (Cidadania) disse na tarde desta terça-feira (29), que estava viajando à João Pessoa e se limitou a dizer que não houve desconto, a decisão de pagar o sindicato caberá aos servidores.

‘’Não houve desconto algum, a gente apenas fez o repasse diretamente para o servidor que se dispõe a pagar’’, finalizou.

PREVINE BRASIL

O programa Previne Brasil traz uma nova proposta de financiamento para a atenção primária. Durante a etapa de transição entre os modelos de financiamento, o programa já contempla o incentivo de pagamento por desempenho, transferido aos fundos municipais de saúde.

Desde janeiro de 2021, o valor do pagamento considera o resultado do alcance dos indicadores por município. Assim, os serviços da atenção primária que acompanham com regularidade os usuários vinculados à unidade, serão recompensados pelo fator de melhor desempenho, conforme a melhora nos indicadores de saúde.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: