header top bar

section content

Governo do Estado disponibiliza 400 mamografias para mulheres da região de Patos

Os exames, que serão agendados via Central de Regulação do Estado, serão realizados na Clínica UDI de Patos, a partir da próxima semana

Por Diário do Sertão com Secom/PB

02/10/2021 às 18h44

(Foto: Secom-PB).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar 400 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame, que são moradoras dos 24 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde. Os exames, que serão agendados via Central de Regulação do Estado, serão realizados na Clínica UDI de Patos, a partir da próxima semana. Além dos exames, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, vai garantir a avaliação dos resultados, com consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar.

“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois, quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar. O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo do Estado com a saúde das paraibanas. “Essa ação do Outubro Rosa está ofertando um maior quantitativo de exames do que foi oferecido em campanhas passadas e, até o final de outubro, estaremos com o mamógrafo no Hospital do Bem e passaremos a realizar os exames na sede da unidade cotidianamente”, disse o diretor.

VEJA TAMBÉM

Hospital Regional de Patos terá serviço de hemodinâmica, novos leitos de UTI e tomógrafo de 64 canais

A responsável pela 6ª Gerência de Saúde, Liliane Sena, reforça que essa ação do Outubro Rosa é um cuidado preventivo disponibilizado pela SES para as mulheres que se encontram dentro da janela de idade para realização do exame. Ela explica que o processo de disponibilização dos exames ocorrerá através de regulação. “Os 24 municípios que integram a 6ª Região de Saúde receberão quantitativos correspondentes às suas demandas, por meio da Central de Regulação Estadual, sob a nossa coordenação. Ao receber os quantitativos, das respectivas secretarias de saúde municipais, vamos consolidar a lista e as respectivas quantidades e direcionar para a Central de Regulação do Estado, que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente em parceria com a Clínica UDI. Isso vai possibilitar que haja uma organização e que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer seu exame”, destaca Liliane.

E para complementar a ação garantindo que as pacientes não apenas tenham seus exames, mas também a avaliação e diagnóstico, o Hospital do Bem vai ampliar a agenda de consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar. “Dr. Thiago vai avaliar as mamografias das pacientes, logo após a entrega dos resultados e, se for o caso, já fazer o encaminhamento de casos que precisem de acompanhamento para o nosso ambulatório”, afirma Francisco Guedes, enaltecendo que com isso o Governo do Estado está garantindo uma completa atenção às mulheres no que diz respeito ao preventivo do câncer de mama neste Outubro Rosa. As consultas com o mastologista também acontecerão via Central de Regulação.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: