header top bar

section content

Incra cria assentamento da reforma agrária em Sousa e portaria é publicada no Diário Oficial da União

A propriedade possui aproximadamente 1.100 hectares e capacidade para assentar 24 famílias de trabalhadores rurais

Por Diário do Sertão com Assessoria

16/11/2021 às 18h33

O imóvel “Macacos, Boi Preto, Pereiros, Pimenta e Logradouro” foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária. (Foto: divulgação).

A Superintendência do Incra na Paraíba criou mais um assentamento da reforma agrária no Estado: o assentamento Boa Vista II, no município de Sousa, no Sertão paraibano, a cerca de 430 quilômetros de João Pessoa. A portaria de criação do assentamento, que possui aproximadamente 1.100 hectares e capacidade para assentar 24 famílias de trabalhadores rurais, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa terça-feira (16).

O imóvel “Macacos, Boi Preto, Pereiros, Pimenta e Logradouro” foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária por meio de Decreto Presidencial publicado no DOU de 4 de abril de 2016. Com o decreto, o Incra ficou autorizado a promover a desapropriação do imóvel rural para a criação de um Projeto de Assentamento, mantendo áreas de reserva legal e de preservação permanente, a exemplo de margens de rio e de cumes de morros, de forma a conciliar o novo assentamento da reforma agrária com a preservação do meio ambiente. O Incra se imitiu na posse da área em 22 de fevereiro de 2021.

VEJA TAMBÉM

Efraim Filho comemora entrega de títulos de regularização de terras para assentados de Pedras de Fogo

O imóvel “Macacos, Boi Preto, Pereiros, Pimenta e Logradouro” foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária. (Foto: divulgação).

O Incra agora vai realizar o parcelamento da área, com a divisão dos lotes para as 24 unidades familiares, e a seleção das famílias que devem ingressar no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

O nome do PA foi escolhido por antigos posseiros que lá residem há décadas e faz referência ao antigo nome da propriedade rural, assim como também pelo fato de que, no local, existe uma grande serra, que proporciona uma “boa vista” a todos que lá chegam.

De acordo com o Relatório do Estudo de Capacidade de Geração de Renda para o Imóvel Fazenda Macacos, elaborado pela Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do Incra/PB, o assentamento Boa Vista II tem aptidão para a bovinocultura de corte e de leite e para a cultura do milho, dentre outros arranjos produtos que podem ser desenvolvidos na área.

Veja mais fotos do mais novo assentamento no município de Sousa, no Sertão da Paraíba:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: