header top bar

section content

VÍDEO: Médica alerta: “O uso de celular está causando miopia grave em crianças de até 10 anos.”

Na entrevista, a médica relata 03 fatores principais que devem ser levados em consideração no que diz respeito ao desenvolvimento da visão da criança

Por Caliel Conradho

07/12/2021 às 16h46 • atualizado em 07/12/2021 às 16h53

O programa Diário News da TV Diário do Sertão conversou com a médica especialista na área de oftalmologia, Dra. Andréia Karla Anacleto de Sousa, que alerta os pais e responsáveis para os seríssimos riscos que as crianças estão tendo com a excessiva exposição ao celular e outros dispositivos eletrônicos.

Segundo a médica Andréia Karla, recentes pesquisas apontam para os riscos da alta exposição de crianças às telas de equipamentos eletrônicos, principalmente celulares. Para ela, a pandemia agravou mais ainda essa exposição, que já era alta.

Sem falta de oportunidade, várias famílias acabam recorrendo a esses dispositivos, para conseguirem trabalhar e entreter as crianças, que passam mais tempo em casa.

A Dra. Andréia alerta que o uso excessivo desses eletrônicos está levando ao desenvolvimento e estados graves de miopia nas crianças de 0 a 10 anos. Muitos desses casos podem ser irreversíveis. A miopia é um distúrbio da visão definido principalmente pela dificuldade de enxergar a distância devido a alterações provocadas no globo ocular.

Médica oftalmologista Andréia Karla Anacleto. Foto: Divulgação

Para a oftalmologista, geralmente quem identifica que a criança está com algum problema na visão são os professores, quando percebem a dificuldade em ler à distancia.

Na entrevista, a médica relata 03 fatores principais que devem ser levados em consideração no que diz respeito ao desenvolvimento da visão da criança. Primeiro, os pais que tem miopia, geralmente seus filhos irão desenvolver o mesmo problema de visão. Segundo, a baixa exposição das crianças aos raios solares, segundo a médica, o desenvolvimento do olho da criança também se deve a correta exposição solar. O terceiro fator seria que as crianças estão praticamente enclausuradas dentro de casa usando muito perto dos olhos as telas dos eletrônicos.

VEJA TAMBÉM

Empresário e dono da ‘Cavalcanti Primo’ é indicado para receber a Medalha Padre Rolim

Uma vez a criança desenvolvendo a miopia, não há como diminuir a refração. O correto a fazer é procurar os meios, através de um profissional médico da área de oftalmologia, para estacionar o grau da miopia. A Dra. Andréia relatava casos de pais que chegam a chorar no consultório quando descobrem que seu filho, menor de 10 anos, já está acometido de alto grau de miopia.

Ela alerta aos pais que procurem controlar o tempo de uso do celular dos seus filhos, caso queiram evitar problemas futuros, e, em alguns casos, irreversíveis. Ela esclarece que não se trata simplesmente em diminuir a luminosidade da tela do celular, pois o que leva a gerar a miopia é o uso prolongado da visão de perto.

INSTAGRAM DO CONSULTÓRIO DA DRA. ANDRÉIA KARLA ANACLETO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: