header top bar

section content

VÍDEO: Aposentado de São Gonçalo distribui mudas de plantas frutíferas para várias regiões do país

O viveiro contém mudas de goiabas, mangas, pinhas, caju, graviola, acerola, jambo, castanhas e coqueiros

Por Luiz Adriano

07/12/2021 às 19h45 • atualizado em 07/12/2021 às 22h06

O apresentador Fernando Antonio do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão foi até o distrito de São Gonçalo, no município de Sousa, no Sertão paraibano, e mostrou o empreendimento de um senhor aposentado de 62 anos que trabalha com mudas frutíferas.

O agricultor Ivan Alves trabalhou por 38 anos como funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e se aposentou há dois anos. Agora, ele investe seu tempo nas mudas que segundo ele, não é uma atividade recente, ele disse que sempre conciliou seu trabalho fixo com as plantas e já faz 30 anos que trabalha nesse ramo.

VEJA TAMBÉM

Em Patos, apenados participam de projeto de reflorestamento com mudas de espécies nativas da caatinga

O programa Balanço Diário esteve in loco. (Foto: TV Diário do Sertão).

Entretanto, atualmente o foco de seu ‘Ivan das Mudas’, como assim é conhecido, é voltado integralmente para suas plantas, que além de servir para o bem estar do meio ambiente, é uma fonte de renda tanto para sua família, como para outras pessoas que ele ajuda, ao tê-las como funcionárias.

O viveiro contém mudas de goiabas, mangas, pinhas, caju, graviola, acerola, jambo, castanhas e coqueiros.

Seu Ivan explicou que as mudas são todas registradas pelo Ministério da Agricultura. “Vendo mudas para todo o Brasil: Minas, São Paulo, região Nordeste, Goiás e outras regiões”, disse.

Ele explicou ainda que “o carro chefe” do viveiro é “o coqueiro, o anão verde e a goiaba Paluma, esses saem em maior quantidade”.

O viveiro tem diversas espécies de plantas que são vendidas para várias regiões do Brasil.

O agricultor lembrou que além do perímetro irrigado tem as várzeas de Sousa, o que ajudou ainda mais nas plantações, e destacou a comercialização com estados vizinhos. “Nós estamos aqui num perímetro irrigado e muita gente do Ceará e do Rio Grande do Norte vem e compram as mudas”, disse seu Ivan.

Quem quiser saber mais sobre o viveiro de seu Ivan Alves, e se desejar adquirir mudas, é só entrar em contato pelos telefones (83) 3556-1034 ou (83) 98153-2008.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: