header top bar

section content

VÍDEO: Segundo o engenheiro da UFCG, tecnologia 5G deve chegar em Cajazeiras e Sousa até o final de 2022

"Não compre celular agora, porque com a entrada da tecnologia 5G você vai ter que trocar seu aparelho”, alertou o professor de Engenharia Elétrica da UFCG

Por Caliel Conradho

17/12/2021 às 18h48 • atualizado em 17/12/2021 às 18h49

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, Edmar Gurjão, participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão, nesta sexta-feira (17), e falou sobre o acordo para estudos em segurança cibernética firmado entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O projeto foi uma encomenda da ANATEL para que o UFCG estudasse a segurança cibernética das redes celulares de quinta geração, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para que a agência possa regulamentar a segurança cibernética no Brasil.

Segundo o professor Edmar Gurjão, a previsão é que o serviço 5G chegue nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras até o segundo semestre de 2022.

Na entrevista, o professor Edmar explica o que é a tecnologia 5G e o que irá mudar na nossa maneira de acessar a internet, e alerta a população sobre os celulares que ficarão obsoletos brevemente.

“A gente vai ter que trocar o celular. Se você quer experimentar o 5G, não compre celular agora, porque com a entrada da tecnologia 5G você vai ter que trocar seu aparelho”, comentou o professor.

VEJA TAMBÉM

João Azevêdo assegura R$ 12 milhões para implantação de radiotelescópio no Sertão

O projeto visa garantir segurança cibernética em várias dimensões das redes de telecomunicações, incluindo os avanços tecnológicos e os impactos econômicos

Serão oito grupos de estudos e envolve tanto a UFCG como líder do trabalho, quanto o IFPB, UEPB e a UFRN.

Durante 20 meses essas equipes irão continuamente apresentar a Anatel o que tem sido regulamentado no mundo, quais os principais pontos de atenção relativos à segurança cibernética, e alguns caminhos para a que a agência possa exigir da operadoras de telefonia e redes para garantir o mínimo de segurança para o sistema e para os usuários.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: