header top bar

section content

VÍDEO: Sec. de Cultura de Cachoeira dos Índios lança projeto para lembrar figuras ilustres da cidade

O primeiro dia do projeto vai homenagear o sr. José Rosendo da Silva, mais conhecido como Zequinha. Veja a biografia completa

Por Luiz Adriano

20/12/2021 às 18h08 • atualizado em 20/12/2021 às 18h09

A Prefeitura municipal de Cachoeira dos Índios, na região de Cajazeiras, na gestão do prefeito Allan Seixas, através da secretaria Municipal de Cultura, na pessoa do secretário Fagner Correia, lançou o projeto “Palco Cultural”, na semana de celebração do aniversário dos 60 anos do município.

O projeto tem o objetivo de destacar a importância da preservação das histórias, do conhecimento da identidade local, e sobretudo, da valorização da memória dos artistas cachoeirenses. A execução do plano será realizado através das plataformas sociais da secretaria de cultura do município. O projeto “Palco Cultural” tem como tema: “Memórias: histórias que o tempo não vai apagar”, e será realizado entre os dias 20 a 25 de dezembro de 2021.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Forrozeiros paraibanos cantam para Bolsonaro e pedem que Luiz Gonzaga seja ‘herói nacional’

Nesta segunda-feira (20), a estreia do projeto terá como homenageado da noite, o sr. José Rosendo da Silva, mais conhecido como Zequinha. Ele Nasceu em Itaporanga, no Vale do Piancó, em 28 de março de 1938, época em que a cidade ainda se chamava Misericórdia. Tinha oito irmãos e seus pais eram Jorge Rosendo da Silva e Maria Lucinda da Conceição.

A estreia do projeto irá homenagear o saudoso José Rosendo da Silva, ‘Seu Zequinha’. (Foto: divulgação).

VEJA A CONTINUAÇÃO DA BIOGRAFIA DO SAUDOSO ZEQUINHA

Seu Zequinha fixou residência em Cachoeira dos Índios, mais precisamente na primeira metade da década de 1960, quando casou-se com Espedita Lins da Silva, em 18 de dezembro de 1961, nascendo dessa união a única filha do casal, Rosineide Lins Silva de Sousa.

Trabalhou como agricultor, e complementou a renda desempenhando as atividades de barbeiro e sapateiro. Como muitos de sua geração, sentiu-se atraído pela oferta de trabalho no sudeste do país tendo migrado algumas vezes para São Paulo, onde por curto período atuou na construção civil, se especializando na função de impermeabilizador. Em sua adolescência e juventude trabalhou como vaqueiro em fazendas da sua terra natal.

Em 1996, ao lado de vizinhos e amigos, foi um dos fundadores da Associação Comunitária São José dos Pequenos Produtores do Sítio Redondo, desempenhando a função de presidente e vice, por vários mandatos. Do seu trabalho, desempenhado ao lado dos companheiros, resultou várias conquistas e benefícios, especialmente no que diz respeito a segurança hídrica da comunidade.

A música foi uma paixão que sempre cultivou durante toda a vida. Dotado de rara habilidade, mesmo sem ter tido a oportunidade de aprofundar estudos de música, tinha o domínio de vários instrumentos como violão, bandolim, acordeon, teclado e pandeiro. Um dos seus grandes prazeres era tocar nas missas e celebrações religiosas da paróquia, vindo a participar de dois grupos de jovens na década de 1990, o JUTEV e o JCA. Faleceu em Cachoeira dos Índios, em julho de 2018.

No topo do texto há um vídeo com a biografia de seu Zequinha e com diversas lembranças com muitas fotos do inesquecível José Rosendo da Silva.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: