header top bar

section content

VÍDEO: Escritor irá lançar livro que conta detalhes da vida de Dom Zacarias Rolim de Moura

Helder Moura critica os intelectuais de Cajazeiras por não terem tido a coragem de escrever sobre a vida de Dom Zacarias

Por Caliel Conradho

20/12/2021 às 20h08

O escritor Helder Ferreira de Moura participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão desta segunda-feira (20) e falou sobre o lançamento do livro “Dom Zacarias Rolim de Moura – Fé, Espiritualidade, Educação e Cultura.”

Helder revela que dois fatores principais motivaram escrever o livro,  resgatar a trajetória de vida de Dom Zacarias e fazer justiça em relação as várias histórias que foram ditas contra Dom Zacarias que não eram verdadeiras.

Ele critica os intelectuais de Cajazeiras por não terem tido a coragem de escrever sobre a vida de Dom Zacarias.

“Espero que minha obra estimule outros escritores cajazeirenses a continuarem essa história”, desabafou o escritor.

Durante sua entrevista, Helder traz a genealogia de Dom Zacarias e detalhes da sua trajetória educacional até se tornar Bispo da Diocese de Cajazeiras.

Helder Moura, que é sobrinho de Dom Zacarias, relata um confronto que surgiu entre a Diocese e um grupo de padres italianos que vieram para Cajazeiras. Segundo Helder, eles tentaram modificar o sistema ideológico da igreja na época, inclusive taxando Dom Zacarias de ‘mau pastor’.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Em mensagem de Natal, padre de Cajazeiras lamenta aumento da fome e pede amor entre as pessoas

“Inclusive, Dona Ica Pires, que era uma personalidade muito influente na época, foi conversar com Dom Zacarias pedindo que tirasse os padres italianos do programa de rádio que eles comandavam na Rádio Alto Piranhas”, relatou Helder.

Entre os muitos feitos de Dom Zacarias estão a conclusão do Seminário Nossa Senhora da Assunção, da Catedral Nossa Senhora da Piedade, da construção da Vila do Bispo e a criação da FESC/FAFIC.

Segundo Helder, nos últimos anos de vida de Dom Zacarias, no sítio Malhada das Pombas, ele começou a definhar e as visitas se tornaram praticamente raras.

“Dom Zacarias não tinha o menor conforto, vivia numa casa sem luz elétrica, sem ventilador, sem uma televisão, sem banheiro”, revelou Helder.

O lançamento do livro “Dom Zacarias Rolim de Moura – Fé, Espiritualidade, Educação e Cultura” será no dia 08 de janeiro de 2022, no Cajazeiras Tênis Clube, às 20h.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: