header top bar

section content

VÍDEO: Pneumologista alerta sobre uso de antibióticos e os problemas causados pela automedicação

Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

Por Caliel Conradho

06/01/2022 às 17h03 • atualizado em 06/01/2022 às 17h19

Estudos recentes revelam que mais de 70% da população brasileira se automedica, e as mulheres lideram esse ranking. A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode gerar consequências gravíssimas, principalmente se for antibiótico.

Com o aumento dos casos da variante H3N2 da gripe, muitas pessoas optam em realizar a automedicação, seja através dos fármacos ou remédios fitoterápicos.

O médico pneumologista Alexandre Araruna, da cidade de João Pessoa, em sua participação no Olho Vivo da TV Dário do Sertão, esclareceu a população sobre os perigos da automedicação e da eficácia no uso dos chamados remédios naturais.

“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose e a indicação”, destacou o doutor Alexandre.

Para o pneumologista, o remédio que funcionou em uma pessoa, não significa que irá funcionar em outra. Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

Doutor Alexandre alerta sobre o uso de antibiótico sem a prescrição médica e aponta em sua entrevista casos de pacientes que se automedicaram com antibióticos e transformaram os vírus em super vírus, altamente resistentes e letais.

“Antibiótico e vírus não tem nada a ver, isso faz muito mal. Eu já vi pessoas internas no serviço público e particular de saúde com germes que eu nunca tinha visto em toda a minha vida”, desabafou o pneumologista.

VEJA TAMBÉM

Paraíba implanta atendimento médico telefônico para orientações sobre sintomas gripais

O doutor Alexandre orienta o uso da água como o melhor tratamento caseiro para as pessoas utilizarem sem efeitos colaterais, principalmente nos casos de gripes e doenças do trato respiratório. No surgimento de febre, no máximo um medicamento antitérmico. Sobre o uso de chás e lambedores, ele não ver nenhum problema.

Sobre o suco do suco limão para combater gripes e resfriados, doutor Alexandre atribui à eficácia do tratamento a água e não necessariamente ao limão, mesmo sabendo que o suco do limão é saudável para saúde.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: