header top bar

section content

VÍDEO: Diretor do HRC alerta para aumento de casos de síndrome gripal e H1N1 grave em pacientes

Em entrevista à TV Diário do Sertao, Manoel Telamon disse que o crescimento dos casos começou na última semana de dezembro e de lá para cá triplicaram

Por Jocivan Pinheiro

07/01/2022 às 16h44 • atualizado em 07/01/2022 às 16h48

Em entrevista à TV Diário do Sertao, o diretor do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Manoel Telamon, disse que o cenário é de preocupação com o aumento de pacientes com síndrome respiratória e síndrome gripal agudas enternados na unidade.

Segundo Telamon, o crescimento dos casos começou na última semana de dezembro e de lá para cá triplicaram. Hoje, 26 pessoas estão internadas, três com Covid-19 e três com H1N1 grave confirmadas. As demais apresentam síndrome respiratória e síndrome gripal e aguardam resultado de testes. Não há, por enquanto, confirmação de H3N2.


VEJA MAIS: Paraíba implanta atendimento médico telefônico para orientações sobre sintomas gripais


Telalon disse, ainda, que os casos aumentaram tanto na Paraíba que o Goverdo do Estado avalia a necessidade de que as unidades de saúde referência em Covid-19 sejam também referência em síndrome gripal.

“Só para se ter uma noção, nos últimos três dias nós ultrapassamos 170 pacientes com síndrome gripal por dia sendo atendidos na porta de entrada, e de ontem para cá nós enternamos nove pacientes na ala”, revelou o diretor.

“A gente está bem preocupado com o avanço desses casos aqui, e a nossa maior preocupação é justamente a associação das duas doenças [Covid-19 e Influenza], que é um problema gravíssimo”.

Quem deve procurar os PSF’s

Manoel Telamon esclareceu que pessoas que apresentam sintomas gripais leves, o ideal é que procurem atendimento nos Postos de Saúde da Família (PSF) para não sobrecarregar o HRC.

“A gente pede à população que procure as UBS’s com sintomatologia leve para que eles façam essa avaliação lá, até para um conforto maior para esses pacientes, para não estarem vindo ao hospital esperar longas filas, trazendo desgaste, tanto para o paciente como para a aquipe”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: