header top bar

section content

VÍDEO: Em meio às chuvas, AESA monitora barragens da transposição e diretor diz que confia em açudes

Para a transposição no Eixo Norte foram construídas as barragens de Morros, Boa Vista e Caiçara, todas no município de São José de Piranhas

Por Luis Fernando Mifô

17/01/2022 às 16h18 • atualizado em 17/01/2022 às 16h23

Em meio às chuvas no alto sertão da Paraíba, surge a preocupação com relação às barragens que integram o projeto de transposição do Rio São Francisco, pois elas são consideradas de pequeno porte.

Para a transposição no Eixo Norte foram construídas as barragens de Morros, Boa Vista e Caiçara, todas no município de São José de Piranhas.

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, garantiu que as barragens estão sendo monitoradas.

Além delas existem os reservatórios estratégicos Coremas/Mãe D’água (em Coremas), Engenheiro Avidos (em Cajazeiras), São Gonçalo e Lagoa do Arroz (em Sousa).

“Esses reservatórios passaram ultimamente por recuperação feita pelo DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas] e estão aptos, sim, a receberem tanto as chuvas como também água do São Francisco”, afirmou Porfírio Catão.

“Esses açudes são antigos, mas têm tido manutenção permanente pelo DNOCS. Eles estão aptos a receberem essas águas e a gente tem tranquilidade com relação a isso. E qualquer incidente que ocorrer, a gente vai estar lá”, acrescentou.


VEJA TAMBÉM

Parede de cemitério cai, árvore interdita estrada e ruas são alagadas durante chuvas no Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: