header top bar

section content

VÍDEO: Casal se revolta após HUJB negar atendimento ao filho doente; diretora falou sobre o caso

José Antônio da Silva relatou no programa Olho Vivo que ele chegou ao HUJB por volta de 20:30, com seu filho doente, mas não havia ninguém na recepção

Por Jocivan Pinheiro

04/02/2022 às 18h33 • atualizado em 04/02/2022 às 20h52

Um casal passou por momentos de desespero no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), na noite desta quinta-feira (03), buscando atendimento para seu filho que estava muito doente.

José Antônio relatou no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, que ele chegou por volta de 20:30, com seu filho apresentando febre alta, dor de barriga e vômito, mas não havia ninguém na recepção.

Depois de algum tempo de espera, um rapaz responsável pela distribuição das fichas apareceu, mas alegou que a criança não poderia ser atendida no hospital porque, segundo a ‘avaliação’ dele, não era acaso de urgência.

O rapaz explicou que a nova norma do HUJB é que casos não urgentes sejam encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para os Postos de Saúde da Família (PSF).

José Antônio se deslocou até a UPA, mas lá foi informado que não atende crianças. Revoltado, ele telefonou para a esposa Ana Paula e ambos voltaram ao HUJB, dessa vez dispostos a conseguirem, a qualquer custo, o atendimento para seu filho.

Enquanto José Antônio filmava a recepção do hospital, Ana Paula discutia com funcionários e ameaçava chamar a polícia para ter seu direito cumprido. Somente após esse clima de tensão, é que o garoto passou pela triagem, foi medicado e depois liberado com a saúde restabelecida.

Em casa, mais tranquila, Ana Paula aproveitou para reivindicar ao prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, que providencie um posto para atender a população durante o período noturno.


VEJA TAMBÉM

Colapso na saúde municipal de Cajazeiras gera enfrentamento acalorado entre Gervásio e Dra. Paula

HUJB em Cajazeiras

Outro lado

Em entrevista à TV Diário do Sertão, a superintendente do HUJB, Paula Maia, disse que tomou conhecimento do vídeo feito pelo pai da criança mostrando a recepção vazia e vai se reunir com a equipe que estava de plantão naquela noite para “fazer um alinhamento”.

“A gente vai buscar alinhar isso aqui, porque o normal não é chegar paciente e não ter ninguém para acolher. Isso é uma fragilidade, porque a gente não é perfeito. As instituições são feitas de pessoas e pessoas são sujeitas a falhas. O que a gente não admite é que continue a falha”.

Paula estranhou o fato de o rapaz das fichas ter orientado os pais a procurarem a UPA. Segundo ela, essa ainda não é uma ordem da direção, é apenas um planejamento que ainda precisa ficar acordado entre as partes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: