header top bar

section content

VÍDEO: Arquiteto alerta: “Nim indiano plantado em Cajazeiras pode matar várias espécies de pássaros”

Filipe Mangueira faz uma análise da arborização de Cajazeiras e traz dicas importantes sobre plantio e preservação

Por Caliel Conradho

22/02/2022 às 17h55 • atualizado em 22/02/2022 às 18h01

O Arquiteto e urbanista Filipe Mangueira participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão e fez uma analise da arborização urbana de Cajazeiras. Segundo Filipe, a cidade de Cajazeiras, em comparação a outras cidades e estados, é consideravelmente arborizada, mas por se trata de uma cidade no sertão com clima quente há uma necessidade de realizar algumas melhorias.

Para o arquiteto, é possível que algumas espécies que não são nativas possam de adaptar ao clima do sertão, a exemplo de Cajazeiras, ele cita o Flamboyant, algumas espécies de Ipês e o Nim Indiano.

Porém, Filipe Mangueira alerta sobre alguns perigos que o Nim Indiano pode oferecer a fauna local. Segundo ele, o Nim Indiano produz alguns compostos que são tóxicos e podem matar mais de 200 espécies de pássaros e insetos.

Benefício da arborização

Um dos principais benefícios citados pelo arquiteto é a redução das ilhas de calor nos centros urbanos.

Ilhas de calor são um fenômeno climático urbano caracterizado pela ocorrência de maiores temperaturas nas cidades em relação aos seus arredores. Ocorrem em função da concentração de materiais que absorvem mais calor e possuem baixa capacidade reflexiva, como asfalto e concreto, do adensamento de prédios, que bloqueia o fluxo de ar, da atividade antrópica e da escassez de vegetação e corpos d’água.

“As árvores ajudam a atenuar as ilhas de calor, tanto pelo sombreamento quanto pelo resfriamento evaporativo. Além disso, causa benefícios psicológicos. Os seres guardam reminiscências psíquicas do passado quando eram caçadores e coletores. Contato com paisagens verdes trazem sensação de bem-estar e conforto”, destacou Filipe.

VEJA TAMBÉM 

Efraim vota a favor da “Lei Paulo Gustavo” que poderá liberar R$ 88,3 milhões para setor cultural da PB

Indagado sobre as melhores espécies de árvores para serem plantadas em Cajazeiras, o arquiteto explica que é preciso analisar todo contexto do local. Ele cita, por exemplo, que é preciso analisar a fiação elétrica, altura da calçada e tamanho do crescimento da árvore.

Entre algumas espécies mais indicadas para a região de Cajazeiras, o arquiteto cita: Cumaru, Pitomba, Mulungu, Laranjeira entre outros.

Durante a entrevista, Filipe traz algumas dicas de como realizar o plantio correto de uma árvore e algumas técnicas que podem ajudar a amenizar a invasão das raízes nas calçadas ou nas residências.

CONFIRA ALGUMAS ESPÉCIES DE ÁRVORES PARA O PLANTIO NA REGIÃO 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: