header top bar

section content

VÍDEO: Professor da rede estadual em Cajazeiras é finalista de prêmio nacional com projeto inovador

Renato Ramalho e seus alunos desenvolveram um projeto de sistema para reaproveitamento de águas pluviais e águas poluídas na escola. Final será em São Paulo

Por Diário do Sertão

18/03/2022 às 17h25 • atualizado em 18/03/2022 às 17h32

Renato Nunes Ramalho, professor de Física da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, desenvolveu o projeto “Reaproveitamento das Aguas Pluviais e Cinzas nas Escolas do Semiárido Paraibano” e tornou-se finalista da segunda edição do Prêmio Professor Transformador, que contempla estratégias e projetos que transformam a vida dos alunos e das comunidades escolares de todo o Brasil.

A final acontecerá em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de maio, durante a Bett Brasil 2022, considerada o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, onde os doze finalistas poderão apresentar seus projetos.

Professor Renato desenvolveu a iniciativa com os alunos do ensino médio, com o objetivo de montar uma empresa sustentável para reaproveitamento de grande parte da água consumida pela escola. O projeto já recebeu da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba) cerca de R$ 25 mil para ser desenvolvido e se tornar uma empresa.

“Trata-se de uma estrutura que será montada na instituição, que utiliza materiais de baixo custo e reutilizáveis, como reservatórios de água feitos de geladeiras velhas, uma tubulação de bambu e uma bomba de hidrogênio que utiliza a água como fonte de energia (substituindo combustíveis fósseis como gasolina ou diesel). A estrutura é totalmente inovadora. Será uma iniciativa minha e dos próprios alunos, donos da empresa que já tem nome, Sertão Blue”, explicou o professor.


VEJA TAMBÉM

Secretário afirma que entraves das obras do Manoel Mangueira, em Cajazeiras, estão resolvidos

Maquete do projeto “Reaproveitamento das Aguas Pluviais e Cinzas nas Escolas do Semiárido Paraibano”

A premiação é promovida pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, tendo por objetivo valorizar educadores e promover projetos transformadores implementados na Educação Básica. Dos mais de 350 projetos pré-selecionados, doze foram escolhidos para serem os finalistas.

“Obtivemos grandes frutos com esse trabalho, falo no plural porque não foi um trabalho individual, sempre tive grande apoio de toda a escola para obter esses resultados e o mais importante em tudo isso não está no fato de algo inovador criado, uma empresa que trará dinheiro, mas sim na transformação na vida destes destas estudantes, maior prêmio está em fazer parte da formação de meninos e meninas que pensam em um bem para todo mundo e para o planeta e é isso que o nosso projeto vem construindo até aqui e levará esse legado a tantos e tantos jovens da Paraíba”, ressaltou Renato.

Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, na cidade de Cajazeiras

DIÁRIO DO SERTÃO

TERRÍVEL

VÍDEO: Após bebedeira na zona rural de Princesa Isabel, homem mata seu próprio irmão a golpes de faca

FEROZ

VÍDEO: No sertão da PB, jumento sofre ataque violento de pitbull enquanto pessoas tentam conter o cão

DESMENTINDO

VÍDEO: Grupo do prefeito de Pedra Branca nega adesão a Veneziano e permanece apoiando João Azevêdo

OS PASSOS DO PAI

VÍDEO: Candidato a deputado federal, filho de Normando Sóracles destaca legado do pai e projeto político

Recomendado pelo Google: