header top bar

section content

Comarca de São João do Rio do Peixe promove Semana do Meio Ambiente

O evento destaca a necessidade urgente de uma convivência harmoniosa com a natureza, de forma sustentável, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e de escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes

Por Diário do Sertão com Assessoria

01/06/2022 às 18h09 • atualizado em 01/06/2022 às 18h10

Comarca de São João do Rio do Peixe - Foto: divulgação

Com o tema “Só uma Terra: Somos todos responsáveis”, a Diretoria do Fórum da Comarca de São João do Rio do Peixe, localizada no Alto Sertão paraibano, traz à tona um dos assuntos de maior relevância na atualidade, a preservação do meio ambiente. O evento destaca a necessidade urgente de uma convivência harmoniosa com a natureza, de forma sustentável, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e de escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

“Uma Só Terra” foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 50 anos depois se mantém verdadeiro. “Este planeta é nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados pela humanidade”, este pensamento foi defendido naquela oportunidade.

Arte de divulgação

De acordo com o diretor do Fórum e juiz titular da 1ª Vara Mista de São João do Rio do Peixe, Kleyber Thiago Trovão Eulálio, a Semana do Meio Ambiente promovida na Comarca vem ser um compromisso com a responsabilidade social e ambiental e no empenho de melhoria de práticas responsáveis.

“São pequenas iniciativas, mas que, somando com outras feitas no mundo inteiro, fazem um grande efeito no cuidado com a Terra. Como diz o provérbio africano: ‘Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias’”, destacou o magistrado.

Segundo o gerente do Fórum, Francisco Batista Neto, a ideia da realização da Semana do Meio Ambiente surgiu a partir do Curso de Gestão e Sustentabilidade Socioambiental, ofertado pela Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba, em 2021. A capacitação foi ofertada aos gerentes dos fóruns e servidores.

Ele informou que, ao final do curso, foi solicitada a elaboração de um Plano de Ações Socioambientais para os representantes das respectivas comarcas, tendo como espelho o Plano e a Gestão Estratégia do Poder Judiciário do Estado da Paraíba 2021-2026. “No tema VIII do Plano, que trata de gestão da capacitação de servidores e magistrados em educação socioambiental, em uma das ações, sugerimos a realização de uma semana de conscientização socioambiental, que seria realizada dentro da Semana do Meio Ambiente”, revelou o servidor.

Boas práticas – A Comarca de São João do Rio do Peixe já tem optado por boas práticas de sustentabilidade, como substituição do uso de copos descartáveis por canecas; uso de coletor de papéis descartados em todos os setores; coleta de papéis descartados, para confecção de blocos de rascunho ou destinados para reciclagem; criação de uma Central de Coleta Seletiva, destinada às cooperativas de reciclagem; compostagem das folhas que caem das árvores e borra de café, para uso nas plantas do jardim, além da coleta de pilhas usadas de relógios e controles de eletrônicos em geral, para uma correta destinação.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: