header top bar

section content

VÍDEO: ‘Cancelamento do Xamegão foi balde de água fria no comércio’, diz presidente da CDL de Cajazeiras

Prefeito anunciou que vai promover dois dias de festa alusiva ao São João na programação da semana da cidade, que acontece entre os dias 13 e 14 de agosto

Por Jocivan Pinheiro

17/06/2022 às 15h49 • atualizado em 18/06/2022 às 09h07

O Xamegão, que era a tradicional festa junina de Cajazeiras, foi cancelado pelo prefeito Zé Aldemir alegando que o município não tem condições financeiras para bancar um grande evento.

Ao invés disso, ele anunciou que vai promover dois dias de festa alusiva ao São João na programação da semana da cidade, entre os dias 13 e 14 de agosto.

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, Alexandre Costa, disse que o cancelamento foi um ‘balde de água fria’ no comércio local.

“Claro que você tem que fazer uma festa compatível com o potencial de cada cidade. Mas o ideal é que Cajazeiras tivesse as suas festividades juninas. Depois de praticamente dois anos acossados pela pandemia, o empresário e o pequeno lojista tomou um balde de água fria nessa decisão do prefeito”, disse Alexandre Costa.

“Cajazeiras não tem condição de bancar um carnaval de alto porte e um São João de alto porte. Cajazeiras tem que tomar uma decisão. Um desses eventos tem que ser privatizado e o setor público fazer o segundo. Ou, no meu ponto de vista, privatizar os dois. O que não pode é deixar de acontecer. Isso reflete no comércio”, acrescentou Alexandre.

Xamegão de Cajazeiras em 2019

Fim de uma era?

Até meados da primeira década dos anos 2000, o Xamegão era a maior festa junina do Sertão paraibano, com artistas de renome nacional do forró, do axé e da MPB, a exemplo de Ivete Sangalo, Zé Ramalho, Aviões do Forró, entre outros. Mas nos anos seguintes a festa foi perdendo força para o carnaval, que hoje recebe muito mais recursos públicos e privados.

A festa chegou a durar quase trinta dias, mas nos últimos anos era visível a perda de interesse dos prefeitos em investir no Xamegão, que passou a acontecer dentro de apenas uma semana. Definhando financeiramente, a tradicional festa junina de Cajazeiras, hoje, é praticamente apenas uma saudosa lembrança.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: