header top bar

section content

VÍDEO: Em Cajazeiras, ativista alerta para mudanças climáticas que aceleram processo de desertificação

Ele revelou que em 30 anos, o Rio São Francisco perdeu 50% do seu espelho d'água e os grandes afluentes estão ameaçados pelo desmatamento

Por Jocivan Pinheiro

04/08/2022 às 17h08 • atualizado em 04/08/2022 às 17h11

Durante a coletiva de imprensa do deputado estadual Jeová Campos (PT) em Cajazeiras, nesta quinta-feira (04), o ativista cultural César Nóbrega alertou sobre as mudanças climáticas que estão transformando as características do semiárido nordestino.

“Ontem, só em Aparecida choveu 105 milímetros. Nas Várzeas de Sousa, 120. E você não conhecia, nesse período, grandes chuvas no mês de agosto. Estamos vivenciando as mudanças climáticas, então se faz necessário pautar essa discussão”, alertou.

César Nóbrega levantou a questão das águas da transposição do Rio São Francisco no sertão paraibano, para as quais é necessário planejamento de uso racional e proteção do meio ambiente.

Ele revelou que em 30 anos, o Rio São Francisco perdeu 50% do seu espelho d’água e os afluentes estão ameaçados pelo desmatamento, assim como ocorre em maior escala na Amazônia.

Essas transformações resultam em um processo de desertificação que, segundo informou César Nóbrega, já atingiu mais de 1,3 milhão de metros quadrados do território brasileiro (quase 1.500 municípios). “Se a Amazônia está totalmente ameaçada, imagina os demais biomas”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: