header top bar

section content

VÍDEO: Sindicato e patrões definem o novo piso salarial dos comerciários de Cajazeiras e região

Apesar do reajuste, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Cajazeiras e Região (SINTRACS), Francisco Emanuel, criticou a categoria patronal

Por Luis Fernando Mifô

11/08/2022 às 15h21 • atualizado em 11/08/2022 às 15h26

Chegou ao fim nesta quarta-feira (10) a negociação entre sindicatos e patrões para definir o novo piso salarial dos trabalhadores comerciários de Cajazeiras e região. Após quatro reuniôes, ficou definido que o novo piso é de R$ 1.353,00. Já para quem ganha acima do piso, o reajuste foi de 11% sobre o salário.

Foi acordado também que nos domingos e feriados o comerciante que abrir seu estabelecimento com funcionários, deve pagar R$ 90,40 por 8 horas de trabalho. Em caso de menos horas, o cálculo é feito a partir desse valor para baixo. Além disso, as horas trabalhadas devem ser descontadas com folga.

Por fim, a reunião estabeleceu que o feriado municipal do Dia do Comerciário será celebrado na 4ª segunda-feira de julho de 2023.

Apesar do reajuste, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Cajazeiras e Região (SINTRACS), Francisco Emanuel (Cantareli), criticou a categoria patronal.

“É uma luta grande contra o sindicato patronal. Eles já retiram um bocado de direitos e não fazem reforma, é deforma trabalhista. Aí ficou mais árduo ainda a gente lutar pelo comerciário”.

Siloca Barroso, que também é membro da diretoria do SINTRACS, reforçou as críticas: “Todos os anos é uma tortura. Houve quatro reuniões para chegar à conclusão na noite de ontem. Sempre é um massacre para nós trabalhadores e do sindicato nessas negociações salariais”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: