header top bar

section content

VÍDEO: Professor de Geofísica explica sobre 2 terremotos ocorridos em menos de uma semana no Sertão

O docente que é coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, disse que não é comum acontecer tal fenômeno na Paraíba

Por Luiz Adriano

31/08/2022 às 17h59 • atualizado em 31/08/2022 às 18h05

O professor titular do Departamento de Geofísica e coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aderson Nascimento, falou ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão e deu explicações sobre os dois terremotos registrados em Belém do Brejo do Cruz em menos de uma semana.

O profissional explicou que o primeiro, registrado no último dia 24 de agosto, se deu às 4h08 da madrugada, no entanto, não causou danos, bem como não houve informações se alguém teria percebido. Já o segundo que aconteceu às 8h14 da manhã da última segunda-feira (29), segundo Aderson com magnitude um pouco menor, 1.8, foi relatado pela população que disse ter ouvido e sentido o evento.

Foto: Divulgação/LabSis UFRN

O professor falou que eventos sísmicos na região da Paraíba não são comuns. Ele explicou que no agreste de Pernambuco, na borda da Bacia Potiguar que fica no Rio Grande do Norte e no Norte Noroeste do Ceará, são mais comuns acontecer tal fenômeno.

Aderson Nascimento disse como o laboratório funciona e ressaltou que não tem como ter previsão de terremotos.

“Não há como prever sismicidade, e portanto o que a gente faz é um trabalho de monitoramento aqui no laboratório, e de atuar junto à defesa civil no sentido de fornecer informações, para que caso haja uma situação que seja preciso a defesa civil atuar, ela tá de posse das informações que são repassadas pelo laboratório sismológico”, ressaltou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: