header top bar

section content

VÍDEO: Com parque tecnológico, Cajazeiras deixará de ‘perder cérebros’, diz presidente da CDL local

Durante a abertura da Cajazeiras Expo Negócios 2022 será instalada a Fundação Parque Tecnológico Celso Furtado (FPTCF), cujo objetivo é o desenvolvimento socioeconômico do Sertão paraibano utilizando as águas do Rio São Francisco

Por Luis Fernando Mifô

09/11/2022 às 16h40 • atualizado em 09/11/2022 às 16h45

Nesta quinta-feira (10) será instalada oficialmente, durante a abertura da Cajazeiras Expo Negócios 2022, a Fundação Parque Tecnológico Celso Furtado (FPTCF), entidade que vai estar à frente do complexo tecnológico de mesmo nome, cujo objetivo é o desenvolvimento socioeconômico do Sertão paraibano utilizando, principalmente, a transposição das águas do Rio São Francisco.

A perspectiva é de que o parque garanta emprego, renda e desenvolvimento educacional em áreas tecnológicas, possibilitando a permanência de mão de obra especializada na região dando oportunidades aos estudantes recém-formados nas universidades de Cajazeiras. Dessa forma eles não precisarão mais ir embora para outras cidades.

De acordo com o presidente da CDL local, Alexandre Costa, Cajazeiras deixará de ‘perder cérebros’ para outras cidades e regiões. “É exatamente dentro desse princípio, que Cajazeiras sofre porque é alvo de uma fuga de cérebros. Os alunos egressos dessas universidades na área de tecnologia não conseguem concluir nem a metade do curso porque são chamados por outras empresas. E o que ocorre? Cajazeiras perde cérebros. Pessoas estão sendo formadas aqui na cidade, e para fomentar o desenvolvimento elas estão saindo para outros setores”.

Alexandre ressalta o esforço do reitor da UFCG, Antônio Fernandes, para tornar o projeto realidade. “A fundação chega nesse momento, junto com o advento das águas do São Francisco, para promover o desenvolvimento na área de tecnologia e da ciência. Então, vai surgir uma alavanca para desenvolver o Sertão”, frisou.

A fundação objetiva reunir instituições de ensino, incubadoras de empresas e centro de pesquisas criando um ambiente favorável à ciência e inovação tecnológica. Ela irá funcionar provisoriamente na CDL local e já existe a perspectiva de receber a doação de uma grande área na Zona Leste de Cajazeiras para construção da sua futura sede.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: