header top bar

section content

VÍDEO: Reitor da UFCG espera retomada de investimentos na educação para aumentar cursos e expandir EAD

Antônio Fernandes estima que a criação do Parque Tecnológico Celso Furtado em Cajazeiras facilite no MEC a criação de novos cursos no Sertão paraibano

Por Jocivan Pinheiro

16/11/2022 às 16h45 • atualizado em 16/11/2022 às 16h47

Aumentar a quantidade de cursos e implantar polos de educação à distância (EAD) em alguns municípios é um dos objetivos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na continuidade da reitoria do sertanejo Antônio Fernandes a partir de 2023.

Durante a feira de empreendimentos Cajazeiras Expo Negócios 2022, Fernandes disse à TV Diário do Sertão que a previsão é que os investimentos na educação voltem no governo Lula.

“A gente passa por dificuldades orçamentárias que vem acontecendo desde 2015. Esse ano também tivemos cortes vultuosos no nosso orçamento, o que nos impediu um tanto a capacidade de investimento nos projetos da universidade. Agora com o novo governo já anunciando perspectiva de aumento das verbas do setor público educativo, a gente espera que a gente possa avançar com a criação de novos cursos e polos de educação à distância em vários municípios”.

Nessa semana foi lançada oficialmente em Cajazeiras a Fundação Parque Tecnológico Celso Furtado, que estará à frente de um parque tecnológico com o mesmo nome que será construído para alavancar o desenvolvimento do Sertão utilizando, principalmente, a transposição das águas do Rio São Francisco. Por ser reitor da UFCG, Antônio Fernandes é também o presidente da fundação. Ele estima que a existência do parque tecnológico facilite no MEC a criação de novos cursos no Sertão paraibano.

“É uma luta árdua, mas ações como essa nos nos impulsiona, nos alegra e nos fortalece para continuar lutando por essa região que a gente ama tanto”, diz o reitor.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: