header top bar

section content

VÍDEO: Chico Mendes diz que Cajazeiras será polo de armazenamento de soro antiofídico para a região

A decisão da Secretaria de Estado da Saúde foi tomada após uma mulher de 59 anos falecer no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) vítima de picada de cobra

Por Jocivan Pinheiro

21/11/2022 às 19h15 • atualizado em 21/11/2022 às 19h18

O deputado estadual eleito Chico Mendes disse que esteve reunido com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, nesta segunda-feira (21), e ficou definido que Cajazeiras será polo de armazenamento de soro antiofídico para atender às regiões da própria Cajazeiras e de Sousa.

A decisão foi tomada após uma mulher de 59 anos falecer no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) vítima de picada de cobra.

A mulher identificada como Maria Elza Pereira de Sousa, que residia no sítio Serra do Vital, na zona rural de São José de Piranhas, foi socorrida às pressas para o HRC, mas não havia soro antiofídico disponível na unidade hospitalar.

“O soro pode ser aplicado com bons resultados até seis horas após a picada de uma serpente, mas cada organismo humano tem uma reação diferente, e a reação de dona Maria Elza foi totalmente diferente das demais, ela veio a óbito rapidamente”, lamentou Chico Mendes.

A secretária de Saúde explicou ao deputado que desde o incêndio no Instituto Butantan, em 2010, o abastecimento de soro antiofídico reduziu e os Estados passaram a receber estoques bem menores. Por causa dessa escassez, a Secretaria de Estado da Saúde definiu apenas três polos de armazenamento na Paraíba, e Cajazeiras acabou ficando dependente de Patos. Mas essa distribuição será redefinida.

“Esse problema, para o futuro, está resolvido. Se tem tem dez doses em Patos, deixa cinco lá e manda cinco para cá. É um custo a mais para o Estado, mas não tem preço a vida humana”, comemorou o deputado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: