header top bar

section content

VÍDEO: Após luta contra o câncer, morre em Cajazeiras o popular fotógrafo Cavalcante Júnior

"O que eu posso dizer às pessoas é isso: vamos olhar o lado bom", disse Cavalcante em uma das últimas entrevistas para a TV Diário do Sertão

Por Luis Fernando Mifô

02/01/2023 às 23h09 • atualizado em 02/01/2023 às 23h46

Faleceu na noite desta segunda-feira (02), no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), o popular fotógrafo José Cavalcante Júnior, aos 56 anos de idade.

Cavalcante, como era mais conhecido, enfrentava um câncer hepático em estado avançado. Ele viajava toda semana para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, para quimioterapia. Segundo informações de uma ex-companheira, Cavalcante foi diagnosticado em setembro de 2021 e começou o tratamento em dezembro de 2021.

Nesta segunda, por volta das 19:00, Cavalcante teve piora no quadro de saúde e foi levado ao HRC, recebeu atendimento de uma equipe médica, mas não resistiu e faleceu. O corpo será velado na Central de Velório Esperança, ao lado do HRC.

No dia 07 de dezembro de 2022, Cavalcante prestou sua última entrevista na imprensa. Foi no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, com o apresentador Moisés Conrado. Naquela ocasião ele fez uma retrospectiva da sua carreira e contou histórias marcantes registradas pelas suas lentes (assista no vídeo acima).

Cavalcante fotógrafo faleceu aos 56 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Visita à Expo 2022

No mês de novembro, mesmo já debilitado pelo problema de saúde, Cavalcante compareceu à feira de empreendimentos Cajazeiras Expo Negócios 2022 e também falou com a TV Diario do Sertão (assista no vídeo abaixo).

“Deus é maravilhoso. Diante do meu problema, Ele é muito maior, porque Ele tem o poder de curar. Eu não tenho pedido pra Ele me curar porque Ele sabe, Ele tem os propósitos Dele. Ele tem o poder de curar, tem o poder de renovar, mas a bênção maior é saber que, antes de tudo, a gente pode contar com ele perto da gente”, disse o fotógrafo.

Em seguida ele destacou a importância da força que os amigos e familiares vinham dando. “Numa hora dessas a gente vê o quanto a família é importante, o quanto os amigos são importantes. Você não sabe o quanto é importante sair na rua e ver tantas pessoas falando comigo e trazendo uma palavra de apoio. Então o que eu posso dizer às pessoas é isso: vamos olhar o lado bom”.

Exposição para a história

Em setembro de 2022, Cavalcante realizou uma exposição fotográfica em Cajazeiras com o tema “Remexendo memorias: 100 anos de história fotográfica em Cajazeiras”, onde ele destacava as trajetórias e os perfis de vários fotógrafos importantes para a profissão. A exposição foi instalada no Espaço Cultural Eliézer Rolim e recebeu familiares e amigos dos fotógrafos homenageados.

Raízes e amor pela profissão

Cavalcante era filho do também fotógrafo José Cavalcante e deMaria do Socorro Cavalcante. Iniciou na profissão em 1987, tendo como primeiro mestre o fotógrafo Airton Pinto, proprietário do primeiro laboratório de revelação de fotos em cores de Cajazeiras, onde desempenhava a função de lavar e colocar as fotografias para secar. Em seguida iniciou na arte de fotografar e foi aí que decidiu que essa seria a profissão de sua vida.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: