header top bar

section content

VÍDEO: Profeta popular do Sertão diz que as chuvas em Cajazeiras em 2023 serão bem menos que em 2022

Com uma bagagem e tanto de experiência, ele relatou que tira suas conclusões no dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, e vai até dia 18, quando encerra suas previsões para o ano vindouro

Por Luiz Adriano

17/01/2023 às 10h21

Morador do bairro Capoeiras, na zona sul de Cajazeiras, aos 81 anos, seu Francisco de Assis é conhecido pelo seu ciclo de amizade como um ‘profeta popular do Sertão’. A TV Diário do Sertão foi até sua residência e conversou de perto com seu Francisco, e ele relatou suas experiências a respeito do ano de 2023 em relação às chuvas que cairão na região de Cajazeiras.

Com uma bagagem e tanto de experiência, ele relatou que tira suas conclusões no dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, e vai até dia 18, quando encerra suas previsões para o ano vindouro. Outro tempo do ano que seu Francisco também se baseia, é no período de São João.

“Não foi tão boa não”, foi com esta frase que o profeta se referiu a 2023, ou seja, ele disse que haverá chuvas variadas, mas não será um período de chuvas intenso durante a época propícia.

Ele enfatizou que em dezembro de 2021 fez suas previsões para 2022 e deu certo. “Ano passado eu fiz deu bom”, disse.

Chuvas no Sertão – imagem ilustrativa

DADOS PLUVIOMÉTRICOS

Questionado pelo repórter Elmo Lacerda sobre os dados pluviométricos registrados em Cajazeiras em 2022 os quais ultrapassaram a marca de 1.600 mm, sobre se em 2023 alcançaria essa marca, seu Francisco disse que não chegará próximo. “Não chega, talvez chegue a uns 900”, respondeu.

O profeta ressaltou que faz suas previsões com base em seu tempo de vida e na sua experiência de agricultor. Ele disse que adquiriu esta sabedoria devido sua curiosidade em prestar atenção nos fenômenos da natureza.

“Ninguém sabe nada não, da natureza ninguém entende nada não, a gente supõe alguma coisa da natureza pelo tempo de vida que a gente já tem, e de agricultura que eu passei, e eu nunca deixei de prestar atenção nas coisas, eu observo a natureza”, concluiu seu Francisco.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: