header top bar

section content

Saúde mental é tema da campanha do “Janeiro branco” no HUJB

A campanha “Janeiro Branco” tem o objetivo de gerar conscientização, combater tabus, mudar paradigmas, orientar as pessoas e inspirar sobre a qualidade de vida e a saúde mental nos espaços sociais

Por Diário do Sertão com Assessoria

10/02/2023 às 20h01

Atividades do "Janeiro Branco" no HUJB - foto: divulgação/assessoria

No último mês de janeiro, o HUJB-UFCG/Ebserh, por meio do Comitê de Humanização e da Ouvidoria, realizou diversas ações educativas nos diversos setores da Unidade Hospitalar para promover e conscientizar sobre o “Janeiro Branco”, mês dedicado à saúde mental.

Nas palestras educacionais foram relatadas informações sobre o tema, quem procurar em caso de sintomas de adoecimento mental, tratamento, relatos de experiência e além disso, entregaram-se bombons contendo frases motivacionais aos pacientes, colaboradores e demais presentes.

Atividades do “Janeiro Branco” no HUJB – foto: divulgação/assessoria

Atualmente, o Ambulatório Especializado em Psicologia Hospitalar do HUJB tem como público alvo: crianças (maiores de seis anos), adolescentes, adultos e idosos que apresentam sofrimento psíquico decorrente de algum adoecimento, seja ele crônico ou agudo. Desse modo, as pessoas fazem parte do público alvo do nosso ambulatório, devendo procurar o serviço via Central de Regulação de Exames e Consultas (CREC) do município de Cajazeiras, por meio de encaminhamento médico prévio.

Além disso, na Unidade Hospitalar também é realizada a escuta qualificada online que é ofertada aos colaboradores do HUJB, em caso de sofrimento psíquico. A responsável é a psicóloga organizacional, Tayrine Matias de Paula.

O serviço de acolhimento ao colaborador é um espaço de escuta qualificada de demandas relativas às situações de sofrimento, crises e adoecimento especifico sobre o ambiente de trabalho visando o bem-estar e saúde emocional do colaborador do HUJB.

A campanha “Janeiro Branco” tem o objetivo de gerar conscientização, combater tabus, mudar paradigmas, orientar as pessoas e inspirar sobre a qualidade de vida e a saúde mental nos espaços sociais.

Durante as atividades eram entregues bombons contendo frases motivacionais aos pacientes, colaboradores e demais presentes – foto: divulgação/assessoria

Sobre a Ebserh – O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: