header top bar

section content

VÍDEO: Problema de escoamento das águas das chuvas em Cajazeiras é por falta de projeto urbano, diz engenheiro

Conforme o profissional, para que haja um caminho das águas, é fundamental que no início das construções das cidades, seja feito um projeto de urbanização nessas áreas com locais para o escoamento

Por Luiz Adriano

02/03/2023 às 13h38 • atualizado em 02/03/2023 às 13h39

O engenheiro civil Fernando Figueiredo, durante sua participação no Quadro Diário de Obras, no programa Diário News da TV Diário do Sertão desta semana, tratou sobre o período chuvoso na cidade de Cajazeiras. O profissional ressaltou que os danos causados por meio dos alagamentos são consequências da falta de planejamento e de urbanização.

No último dia 17 uma chuva de quase 100 milímetros gerou diversos transtornos no Centro de Cajazeiras. Fernando Figueiredo disse que o problema é gerado pela falta de drenagem urbana, isto é, os governantes dão prioridade às obras de pavimentação sem antes preparar o caminho do escoamento da água por meio de saneamento básico.

Ele explicou que, assim como acontece nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros, quando as fortes chuvas são registradas e a água acaba sem ter por onde escoar, também é o caso de Cajazeiras. Fernando frisou que isso ocorre porque as cidades não têm o suporte necessário para fazer a drenagem pública e encaminhar a água para um lugar seguro.

Chuva de quase 100 mm registrada na noite do último dia 17 de fevereiro em Cajazeiras gerou transtornos em ruas do Centro da cidade – foto: print de tela

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

Conforme o profissional, para que haja um caminho das águas, é fundamental que no início das construções das cidades, seja feito um projeto de urbanização nessas áreas com locais para o escoamento. O engenheiro ressaltou que os governantes tentam resolver o problema após as edificações prontas, o que segundo ele, fica mais caro.

A pavimentação teria que ser construída após a etapa da urbanização, que é o saneamento de esgoto público, a drenagem urbana, que resolve esse tipo de problema de alagamento.

PROBLEMAS FUTUROS

Pulando esta etapa, Fernando Figueiredo disse que com o passar do tempo pode se agravar os prédios, visto que, o desempenho das estruturas das edificações vai diminuindo com o passar do tempo. De acordo com o profissional, com anos de uso, um edifício pode ser afetado com grandes volumes de chuvas, o que agrava a pavimentação e impermeabiliza, e em consequência acaba infiltrando as edificações.

“Ninguém impede o caminho das águas, ela sempre vai pelo caminho mais fácil”, disse Fernando.

COLÉGIO DE CAJAZEIRAS

Foi abordado o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, localizado no Centro de Cajazeiras, que parte do teto da área externa desabou no último dia 21, devido às fortes chuvas ocasionadas na cidade.

O engenheiro explicou que uma edificação é igual a qualquer outro objeto, ou seja, quanto mais velho, é necessário mais cuidado. “Uma casa precisa de manutenção regularmente”, pontuou.

SAIBA MAIS SOBRE FERNANDO FIGUEIREDO

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal Diário de Obras.

Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: