header top bar

section content

VÍDEO: Médico do HUJB lamenta dificuldade de conseguir médicos intensivistas para instalar UTI pediátrica

O Hospital Universitário Júlio Bandeira é uma unidade de saúde de média complexidade em Cajazeiras, voltado para a pediatria, mas que ainda não possui UTI

Por Jocivan Pinheiro

10/05/2023 às 16h35 • atualizado em 10/05/2023 às 20h29

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o médico pediatra José Dilbery, gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), explicou a dificuldade que os hospitais públicos do Sertão paraibano enfrentam para instalar Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O Hospital Júlio Bandeira é uma unidade de saúde de média complexidade em Cajazeiras, voltado para a pediatria, mas que ainda não possui UTI. José Dilbery avalia que a falta de profissionais especializados na área talvez seja o maior obstáculo.

“Durante nossa formação pediátrica, nós somos treinados e orientados para cuidar de crianças. Mas quando se fala na UTI pediátrica, já é uma sub-formação, é o pediatra que resolveu se aprofundar nessa área. Nem todos os pediatras buscam um tipo de especialização como essa, então não vão ter muito manejo com situações críticas; isso gera uma certa dificuldade para você compor uma equipe e uma estrutura”, disse o médico.

Segundo José Dilbery, os hospitais têm dificuldade de montar até uma equipe de pediatra geral. Atualmente o HUJB dispõe de apenas 11 profissionais dos que foram chamados via concurso.

“É algo muito trabalhoso, muito detalhista, não é que o pensamento fique parado, não é uma inércia, há sempre as discussões, os levantamentos observando o que precisa. Mas tem alguns pontos que não dependem só de uma instituição, depende muito também de você ter o profissional que tem interesse no sentido da formação, no sentido de querer se envolver com aquela área específica”, acrescenta o médico.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: