header top bar

section content

VÍDEO: Agricultores de São João comemoram vitória contra empresa que instalaria aterro sanitário na zona rural

O fato foi discutido no Programa Nossa Gente do último sábado (13), onde na oportunidade, o prefeito Luiz Claudino e outras autoridades participaram dando seu parecer sobre a importância da conquista das comunidades que seriam prejudicadas

Por Luiz Adriano

15/05/2023 às 19h18 • atualizado em 15/05/2023 às 19h26

O programa Nossa Gente na TV Diário do Sertão do último sábado (13) recebeu como entrevistado, o advogado são-joanense Marcelo Bezerra. O jurista tratou sobre um assunto bastante pertinente para algumas comunidades rurais de São João do Rio do Peixe.

Ele falou sobre a implantação de um aterro sanitário na Comunidade Bálsamos, zona rural de São João, fato que tem sido combatido por várias autoridades do município, bem como a nível estadual.

De acordo com o relato do advogado, a empresa pretendia fazer o aterro sanitário e trabalhar com reciclagem, entretanto, as discussões quanto a isso foram parar na Câmara Municipal por meio de audiência pública.

Diversos agricultores alegaram que o aterro prejudicaria as águas de açudes da região, plantações como milho, feijão, entre outros, além da criação de animais que também seria afetada com o trabalho da firma.

Com apoio da SUDEMA, a população das regiões que seriam afetadas com a instalação dos trabalhos da empresa de reciclagem, também obteve o auxílio do então deputado Jeová Campos e também dos parlamentares Júnior Araújo e Cida Ramos.

Ao final, o projeto empresarial que prejudicaria tanto a agricultura quanto a pecuária da região, foi dado como inviável. As comunidades que seriam prejudicadas são: Bálsamos, Veneza, Malhada e São Bento, todas na zona rural de São João do Rio do Peixe.

Apresentador David Edson à direita; presidente de Associação na Zona rural de São João, Ohana Guerra, ao centro; e Marcelo Bezerra, advogado, à esquerda  – foto: Diário do Sertão

PARTICIPAÇÕES

Participaram do programa Nossa Gente e falaram sobre a importância da força popular e do quanto é importante o envolvimento da sociedade em lutar por seus direitos, o prefeito de São João, Luiz Claudino; o presidente da Câmara do município, Marcondes Vieira; o vereador José Ivan; Ohana Guerra, presidente da Associação Ozana Fernandes Dantas que tem 70 afiliados e abrange várias comunidades circunvizinhas de Bálsamos; e também a assessora da deputada Cida Ramos, Patrícia Oliveira, através de ligação telefônica.

NOSSA GENTE

O programa Nossa Gente é apresentado pelo comunicador David Edson, e vai ao ar a partir de 12h30 todos os sábados na TV Diário do Sertão.

O conteúdo é recheado de notícias do Vale do Rio do Peixe, de toda Paraíba e estados vizinhos, além de entrevistas, entretenimento e os fatos sempre com pureza nas apurações.

Nossa Gente tem conquistado os mais variados tipos de simpatizantes. O programa pode ser visto pela TV a cabo no canal 3 da Netline ou pelas plataformas digitais do Sistema Diário de Comunicação.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: