header top bar

section content

VÍDEO: A cinco dias da festa, prefeito Zé Aldemir cancela Xamegão em Cajazeiras alegando questões financeiras

Prefeito cancelou o Xamegão 2023 e jogou um balde de água fria nas expectativas da população que queria curtir a festa que aconteceria durante duas noites

Por Jocivan Pinheiro

15/08/2023 às 15h39 • atualizado em 15/08/2023 às 15h47

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), cancelou o Xamegão fora de época e jogou um balde de água fria nas expectativas da população que queria curtir a festa que aconteceria durante duas noites (20 e 21 de agosto).

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito convocou uma coletiva para confirmar o cancelamento e alegou que a decisão foi tomada após ele se reunir com sua equipe de contabilidade e ter recebido orientações do presidente do Tribunal de Contas da Estado (TCE), conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, que estará em Cajazeiras nesta quarta para ser homenageado com título de cidadão cajazeirense.

“Eu recebi dele algumas orientações, alguns conselhos, para que a gente pudesse pensar e repensar a nossa situação. Dentre as medidas que eu estou tomando, eu estou suspendendo a festa do Xemegão de Cajazeiras porque nós não teremos condições de pagar”, disse José Aldemir.

O Xemegão é um tradicional evento junino de Cajazeiras, mas o prefeito José Aldemir decidiu realizar em agosto, na semana de comemoração da emancipação política do município, alegando que não há dinheiro público suficiente para promover duas grandes festas no ano, que seriam o Carnaval e o São João.

Na coletiva de hoje, Aldemir justifica que Governo do Estado não repassou recursos para ajudar no evento e que a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também motivou o cancelamento repentino.

“Dentro do critério de responsabilidade e de política séria, respeitando aqueles que trabalham e precisam receber seus salários, eu tomei a decisão. É uma decisão realmente amarga , mas é preciso a gente ter responsabilidade”, acrescentou.

Prefeito José Aldemir em coletiva de imprensa (Foto: Divulgação)

Na semana passada, o vereador Alysson Américo de Oliveira (PSB), conhecido como Alysson Voz e Violão, encerrou seu discurso na Câmara Municipal de Cajazeiras fazendo um forte desabafo contra o prefeito por causa da programação musical do Xamegão fora de época, que havia sido anunciada e agora não vai mais acontecer.

Alysson explicou que o Governo do Estado não ajudou o município com recursos financeiros para o Xamegão porque o prefeito não faz planejamento antecipado.

Na coletiva, José Aldemir disse que o cancelamento vai gerar insatisfação nos ‘animados para festa’, mas pede compreensão. “Isso pode até ter, como consequência, a incompreensão de alguns que são animados para festa, mas eu peço que haja compreensão porque a gente tem que primar, de forma prioritária, pela sobrevivência digna das famílias e das pessoas”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: