header top bar

section content

UNIFSM realizará Ciranda de Serviços de saúde, empreendedorismo e educação no bairro São José, em Cajazeiras

A ciranda de serviços do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) estará presente no bairro São José, das 8h às 12h, com alunos e professores dos 11 cursos de graduação

Por José Dias Neto

27/09/2023 às 16h24 • atualizado em 27/09/2023 às 16h25

Serviços do UNIFSM. Foto: Divulgação / UNIFSM

Uma manhã com diversos serviços comunitários de saúde, empreendedorismo e educação será realizada nesta sexta-feira (29) na cidade de Cajazeiras de forma gratuita. É a ciranda de serviços do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) que estará presente no bairro São José, das 8h às 12h, com alunos e professores dos 11 cursos de graduação.

O intuito da Ciranda é alcançar cerca de 100 famílias, para atender o máximo de pessoas. Os serviços são de exames glicemia e tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, atendimento médico, orientação alimentar e nutricional individualizada, escuta psicológica, oficina de primeiros socorros, exames e educação para a saúde bucal, oficina “sabão sustentável”, realidade virtual, noções de empreendedorismo, vacinação, arrecadação de brinquedos e exibição de filmes do Cine Sertão, ação específica do Instituto Maria José Batista Lacerda (Imjob), localizado no UNIFSM.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Extensão (Propex) do Centro Universitário, Fernanda Lúcia Ferreira da Costa, informou que a Ciranda de Serviços é realizada há anos em Cajazeiras e região. Os serviços são gratuitos para a sociedade e comunidades de baixa renda.

“A pró-reitoria do UNIFSM trabalha com a responsabilidade social e eventos culturais. Por meio de um planejamento, há uma articulação com os cursos da graduação, tanto os presenciais quanto os não-presenciais, para promover ações que tragam alguma contribuição para a sociedade. As ações são extensionistas, mas de responsabilidade social”, falou.

UNIFSM. Foto: Divulgação

Ela explicou que, devido a Ciranda acontecer há anos na cidade, as demandas que surgem não são o UNIFSM que está procurando. As comunidades de bairros, sejam religiosas ou não, são quem estão buscando as ações.

“Mesmo que o setor público oferte esses serviços, não é algo de fácil acesso. A gente mobiliza a comunidade para que ela receba atendimento nas diferentes áreas para reforçar esses atendimentos. Essa ação é boa para as comunidades, mas também para os docentes e discentes do Centro Universitário Santa Maria, porque essa vivência gera experiência profissional aos nossos alunos”, explicou.

A população tem sempre agradecido o esforço da ação coletiva do Centro Universitário, de acordo com Fernanda. A Ciranda de Serviços é realizada até cinco vezes ao ano, acompanhando o período letivo para todos participarem.

“A maior gratificação que recebemos é a gratidão das pessoas atendidas nas Cirandas que realizamos, há uma relação de muita empatia entre os alunos e a população. Além dos serviços prestados, tem o acolhimento do contato, da relação social. Isso é muito positivo e os professores do UNIFSM também nos agradecem essa oportunidade de vivenciar a experiência”, pontuou.

Para participar é só comparecer à Paróquia São José Operário, Av. José Américo de Almeida, 802 – Lot. Leopoldina no bairro São José das 08h às 12h.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: