header top bar

section content

Força-tarefa tenta controlar incêndio no entorno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina, no Sertão da PB

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura Municipal de Nazarezinho se juntam para combater fogo que atinge parte da zona de amortecimento

Por Diário do Sertão com Secom

29/09/2023 às 09h04 • atualizado em 29/09/2023 às 09h14

Força-tarefa tenta controlar incêndio no entorno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina (Crédito: Secom)

O Governo do Estado, através da Secretaria estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), vem realizando uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura Municipal de Nazarezinho, para cessar o fogo que atinge parte da zona de amortecimento (região do entorno) do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, que fica localizado no Sertão Paraibano, entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. Nesta sexta-feira (29) o combate ao fogo contará com a colaboração de mais 80 integrantes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

A equipe da Semas tem atuado desde a última segunda-feira (25), em parceria com o Corpo de Bombeiros, para cessar as chamas que se alastram por toda a zona de amortecimento do Parque, de maneira rápida e em larga extensão.

A secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, informou que disponibilizou todo seu efetivo para acompanhar os desdobramentos e a execução da ação, que acontecerá na sexta-feira (29).

“Ficamos muito preocupados com o Parque e com a zona de amortecimento quando recebemos a notícia. Estamos agindo de maneira rápida para evitar que o fogo chegue até o Parque e por isso, prontamente enviamos nossa equipe para acompanhar com o Corpo de Bombeiros toda a situação. Sabemos que esse incêndio pode ter acontecido, devido a ação humana, como também compreendemos que as condições climáticas contribuem para esse tipo de ocorrência”, afirmou.

O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Saulo Alves Laurentino, afirmou que todos os recursos possíveis estão sendo disponibilizados e reforçou que as condições climáticas contribuem para que o fogo se alastre rapidamente.

“Assim que recebemos o chamado tivemos o cuidado em chegar o quanto antes para avaliar a proporção. Durante esses dias tentamos cessar o fogo, mas não conseguimos devido à alta temperatura que nossa região está apresentando. Todos os recursos possíveis estão sendo empregados para que possamos combater a expansão do fogo”, ressaltou o Coronel.

Força-tarefa tenta controlar incêndio no entorno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina (Crédito: Secom)

Apesar do incêndio ser de grande proporção o fogo não atingiu nenhuma das comunidades que moram em torno do Parque, o que não causou vítimas.

O gerente Operacional de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ocelyo Figueredo, está na região desde o início da semana e afirmou que as maiores dificuldades que a equipe vem enfrentando é o acesso a região onde acontece o incêndio.

“Estamos fiscalizando desde a segunda-feira e planejando como podemos proceder com essa ação. Nosso maior problema até agora é o acesso onde o fogo está instaurado, tivemos que deixar o carro em um ponto e ir caminhando porque com veículos é impossível”, disse o gerente.

Equipes que estarão atuando nesta ação se encontrarão no 6ºBatalhão do Corpo de Bombeiros, que fica no Município de Sousa, às 8horas.

Incêndios na Caaatinga – Segundo dados fornecidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, entre agosto e novembro as ocorrências de incêndios florestais são intensificadas e os levantamentos realizados nos meses de agosto e setembro, já apontam índices elevados para os números de atendimentos, com mais de 70% de aumento. Ressaltando que os meses de pico nos últimos anos têm sido em setembro e outubro, com quase metade das ações demandas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: