header top bar

section content

Destaque: Cidades do Sertão são referências no país em empreender; Cajazeiras e Pombal estão na lista. Veja!

O consultor Rômulo Rende disse que as vantagens que uma gestão municipal proporciona ao empresariado local com a implementação da Lei são muitas.

Por

21/07/2014 às 17h32

Personalidades serão homenageadas na região

As cidades de Pombal e Cajazeiras, no Sertão estão entre os 40 municípios do país referência em empreendedorismo, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O consultor do Sebrae e da CMN em Brasília, Rômulo Rende esteve na cidade de Pombal esta semana para conferir o trabalho d prefeitura em  relação ao desenvolvimento econômico.

Rômulo participou de um evento comemorativo aos 152 anos de emancipação política de Pombal.

Um dos atos administrativos das duas cidades paraibanas que impulsionaram o desenvolvimento de pequenas empresas foram as notas obtidas no Sistema de monitoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que mede o nível de implementação desta norma nos municípios.

Outros parâmetros foram encontrados em Cajazeiras, como um alto nível de empreendedorismo com a vocação para cidade universitária. A seleção das cidades foi feita pelos técnicos da CNM.

“Pombal implementou a Lei Geral desde 2013 e conseguiu atingir um nível avançado de implementação da Lei Geral, de acordo com suas ações realizadas. Isso é o reconhecimento pelo perfil empreendedor do município”. Destacou o articulador da Lei pelo Sebrae em Pombal, Lúcio Magno de Almeida.

O consultor Rômulo Rende disse que as vantagens que uma gestão municipal proporciona ao empresariado local com a implementação da Lei são muitas.

Destaque para a agilidade no processo de formalização das empresas e para a abertura do mercado de compras públicas para os pequenos negócios.

O trabalho de visita técnica está sendo realizado por quatro consultores da CNM, cada um visitará 10 municípios. Rômulo já visitou municípios dos estados do Maranhão, Pernambuco, Paraná, Paraíba e na próxima semana estará no Piauí.

Lei Geral
Atualmente, apenas 50 cidades paraibanas das 223 existentes implementaram a Lei Geral das MPEs ou 22% da Paraíba. A implementação da Lei promove algumas ações para envolver a MPE, como a participação em licitações públicas.

DIÁRIO DO SERTÃO com Jornal da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: