header top bar

section content

Tropeiros do Sertão recebem bênçãos do Bispo e conta com presença da prefeita

O advogado João de Deus Quirino (In Memória) foi um dos defensores do grupo na cidade de Cajazeiras e participou de várias cavalgadas

Por

21/07/2014 às 07h52

O grupo “Os Tropeiros do Sertão” promoveu nesse final de semana, a 8ª Cavalgada de Senhora Santana, de Cajazeiras a Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

A saída do grupo foi abençoada em frente a Igreja Nossa Senhora da Piedade (Catedral de Cajazeiras), pelo Bispo Dom José Gonzalez, além da apresentação da faixa do Centenário da Diocese.

A abertura do evento também contou com a presença da prefeita Denise Albuquerque.

A chegada dos Tropeiros do Sertão ocorreu no Distrito de Melancias, em Santa Helena, com orações e homenagens na Capela de Santo Antonio.

Em Cajazeiras
O advogado João de Deus Quirino (In Memória) foi um dos defensores do grupo na cidade de Cajazeiras e participou de várias cavalgadas.

Veja vídeo!

História

No mês de maio do ano de 2001, Jansen Lacerda, João Batista Rolim, Aldenor (Dodô) Mangueira, Valdeir (Curto) Rolim, Antônio Quirino, Alonso Quirino, João de Deus Quirino, Armando Melo, Robson Menezes, Ânderson Moura, além de outros companheiros reuniram-se e formaram um Grupo para realização de Cavalgadas. Foi, então, fundado o Grupo “Os Tropeiros do Sertão”, com objetivo de resgatar as tradições culturais sertanejas, enfatizando a religiosidade e homenagear pessoas que se destacaram nas atividades rurais, religiosas e comerciais, principalmente as que utilizavam animais como meio de transporte e para o transporte de suas mercadorias. Os verdadeiros Tropeiros.

Pioneiro na realização de cavalgadas no Sertão da Paraíba, tendo realizado seu primeiro Evento no dia 09 de junho do mesmo ano, saindo da Igreja de Santo Antônio, na Cidade de Cajazeiras-PB, com jantar festivo e pernoite no Distrito de Várzea da Ema. No dia seguinte, na fazenda Santa Rita, houve homenagens a Lourenço Rolim e a José de Arimatéia (Lima Terra), em seguida, chegando ao Distrito de Melancias, Município de Santa Helena-PB, encerrou-se a cavalgada com a Missa do Vaqueiro, como parte da programação comemorativa aos 50 anos da Capela de Santo Antônio, Padroeiro daquele Distrito.

Várias pequenas Cavalgadas foram realizadas e, em 2005, devido à empolgação as Cavalgadas de 1 ou 2 dias tornaram-se insuficientes para a satisfação dos participantes. Surgiu, a ideia de atravessar as fronteiras do Estado da Paraíba e encontrou-se na Cidade Serrana de Luís Gomes-RN , onde anualmente se realiza a Grande Festa de Senhora Santana, o local ideal para o além-fronteira.

Sob o comando de João de Deus e Antônio Quirino, o projeto da CAVALGADA/ROMARIA DE SENHORA SANTANA foi apresentado aos Padres Osvaldo e Sandoval, ao Prefeito Pio X Fernandes e ao Secretário Agnaldo Fernandes. Estes, juntamente com o Sr. João Claudino aprovaram e deram o apoio necessário para a realização do Evento. Devido o longo percurso, com duração de 3 dias, passando pelos Municípios de Santa Helena, Triunfo, Poço de José de Moura e Uiraúna, buscou-se, apoio nos locais de paradas para refeições e pernoites. As receptividades encontradas em Luís Gomes se repetiram no Distrito de Melancias através das famílias Félix, Rolim, Queiroz; na Cidade de Poço de José de Moura através da Prefeita Aurileide Egídio de Moura, os pecuaristas José Moura e Peixe Moura; na Cidade de Uiraúna através do Prefeito João Bosco Fernandes, dos companheiros Leonan Fernandes, Paulo Aquino, Geraldo Cesário, Chico Mariano

Em maio de 2012 ,os organizadores, representados por Antônio Quirino, João Batista e Armando Melo, ao chegarem à Luís Gomes-RN, com a finalidade de realizar a 8ª Cavalgada, depararam-se com uma situação de calamidade; a Cidade abastecida por Carros Pipa e filas intermináveis de pessoas com vasilhas à espera de uma quantidade limitada de água. Quadro não muito diferente nos locais de apoio no percurso. Em reunião com o Padre Ivan e outras autoridades, chegou-se ao consenso de que o Evento ficaria suspenso e retomado com a normalização do quadro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:

Recomendado para você pelo google

O CAMINHO

VÍDEO: Em Pombal, Frei Gilson declara que a Igreja Católica precisa pregar um catolicismo praticante

PREVISÃO DE METEOROLOGISTA

VÍDEO: Chuvas no Sertão da Paraíba poderão encher barreiros, mas recarga de grandes açudes será pouca

COBRANÇA

VÍDEO: Protesto contra reforma da Previdência em Cajazeiras coloca políticos paraibanos na mira do povo

VÍDEO

XEQUE MATE: Professores e psiquiatra falam sobre a relação entre Família, Escola e Sociedade; Assista!