header top bar

section content

Estudioso prevê mais um ano de seca e diz que pode faltar água em Cajazeiras e Sousa. Vídeo

Ele disse que para as regiões semi áridas o fenômeno causa seca, o que acontece em várias cidades do Nordeste brasileiro.

Por

18/07/2014 às 17h45

O agrônomo Adalberto Nogueira falou a TV Diário do Sertão nesta sexta-feira

O agrônomo Adalberto Nogueira falou a TV Diário do Sertão nesta sexta-feira (18), sobre o el nino, afirmando que desde o começo não se descobriu ainda a gênese do fenômeno.

Adalberto explicou que o el nino ocorre sempre que há um aquecimento no Oceano Pacífico. Ele disse que para as regiões semi áridas, o fenômeno causa seca, o que acontece em várias cidades do Nordeste brasileiro.

“O el nino traz consequências graves, e pode voltar a ocorrer em 2015, sendo mais um ano de seca. Seria 75% de seca novamente”. Alertou Adalberto.

O estudioso explicou também, que cientistas acreditam na reversão deste quadro, que o el nino vá perder forças e as águas do pacífico esfriem até o mês de setembro. “Isso seria a salvação para a região Nordeste”.

Água
Segundo Adalberto, o açude e Engenheiro Ávidos (Boqueirão), de Cajazeiras tem apenas 25 milhões de metros cúbicos. Já o reservatório de São Gonçalo, segundo Adalberto tem pouco mais de cinco milhões de metros cúbicos.

“Esses números que a AESA divulga não são reais porque ela não leva em consideração o assoreamento dos reservatórios". Disse o Agrônomo

Ele afirmou que nos próximos meses, pelo aumento da temperatura o açude de Boqueirão vai perder cerca de três milhões de metros cúbicos somente pela evapo-transpiração.

“É preciso sensatez por parte da Cagepa para economia de água porque pode faltar”. Destacou Adalberto

Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: