header top bar

section content

Wilson Santiago cobra soluções para extração de Caulim na PB em audiência na Agência Nacional de Mineração

O deputado esteve acompanhado de prefeitos paraibanos e do Rio Grande do Norte, entre eles o prefeito de Junco do Seridó, Paulo Fragoso, e o prefeito de Assunção, Vogel Oliveira

Por Diário do Sertão com Assessoria

21/11/2023 às 19h48

Foto: divulgação/assessoria

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), participou na tarde desta terça-feira (21), na sede da Agência Nacional de Mineração (ANM), em Brasília-DF, de uma audiência com a diretoria colegiada do órgão para tratar sobre a situação da extração e beneficiamento de caulim na Paraíba e cobrar a legalização da atividade.

O deputado esteve acompanhado de prefeitos paraibanos e do Rio Grande do Norte, entre eles o prefeito de Junco do Seridó, Paulo Fragoso, e o prefeito de Assunção, Vogel Oliveira.

A extração do Caulim é uma atividade crucial na Paraíba, que gera empregos diretos e indiretos e contribui para o desenvolvimento econômico e social local. O intuito da audiência junto à Agência Nacional de Mineração foi discutir a regularização e organização da atividade na região que abrange os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, além de buscar investimentos para o setor.

O deputado Wilson Santiago ressalta que a demanda para a discussão dessa questão existe há anos e é urgente encontrar uma solução para a exploração e utilização do Caulim, pois é de suma importância para a economia da região. “O Caulim tem uma grande importância econômica e representa fonte de renda para muitas famílias que precisam continuar trabalhando. Apesar de ser uma atividade antiga, a extração do mineral muitas vezes acarreta em impactos ambientais e outras situações. Estamos aqui, juntos, para cobrar e encontrar uma solução plausível que possa solucionar a questão do caulim na Paraíba e garantir os empregos para muitas famílias”, ressaltou.

O diretor da ANM, Tasso Mendonça Júnior, afirmou que a situação do Caulim é uma preocupação do órgão. “Vamos aguardar as demais informações sobre os impactos sociais e concluir um estudo para a formulação de uma nova resolução sobre a extração do Caulim, para darmos prosseguimento”, ressaltou Tasso Mendonça.

A reunião contou com a presença do diretor da ANM, Tasso Mendonça Júnior; diretor da ANM, Guilherme Santana; do superintendente da ANM , José Antônio Alves dos Santos; senador Efraim Filho; deputado estadual Branco Mendes; advogado do setor mineral, Cicero Pedro da Silva; prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos; prefeito de Junco do Seridó, Dr. Paulo Fragoso e o vice-prefeito Rawlisson Meneses; prefeito de Assunção, Vogel Oliveira e o vice-prefeito Wagner Felipe; prefeito de Equador/RN, Cletson Rivaldo de Oliveira e o prefeito de Salgadinho, Marco Antônio Alves.

Mineral

Caulim é uma rocha formada por uma série de substâncias minerais, entre elas titânio, e pode ser usado no preparo de papel e de cerâmica e na fabricação de itens variados como materiais refratários, plásticos, borrachas, tintas, adesivos, cimentos, inseticidas, pesticidas, produtos alimentares e farmacêuticos, catalisadores, absorventes, fertilizantes, gesso, cosméticos, produtos químicos, detergentes e abrasivos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: