header top bar

section content

Governo Federal reconhece situação de emergência em 11 cidades da Paraíba, sendo 5 no Sertão; no Brasil são 31

Os municípios citados pelo Governo Federal no Sertão da Paraíba são dois na região de Patos, um no Alto Sertão, um no Vale do Piancó e outro na região de Princesa Isabel

Por Luiz Adriano

02/01/2024 às 10h00

Imagem ilustrativa - Foto: Agência Brasil

A Paraíba é o estado com o maior número de cidades em situação de emergência causada pela estiagem. A informação é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo órgão nesta terça-feira (2) por meio de uma portaria divulgada na edição do Diário Oficial da União.

Entre as cidades citadas, cinco são do Sertão, veja abaixo:

1 – Diamante – Vale do Piancó
2 – Poço Dantas – Região de Cajazeiras
3 – Cacimba de Areia – Região de Patos
4 – Junco do Seridó – Região de Patos
5 – São José de Princesa – Região de Princesa Isabel

As demais cidades da Paraíba estão nas regiões do Cariri: Livramento e São José dos Cordeiros; Curimataú: Cuité; Brejo: Areial; Agreste: Salgado de São Félix; e Seridó: Seridó.

Ao todo, em todo o país, são 31 municípios citados pelo Governo Federal. Além da Paraíba, há cidades na mesma situação nos estados da Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conforme o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), os municípios reconhecidos pelo Governo Federal com situação de emergência ou de estado de calamidade pública, são liberados a solicitar recursos do MIDR para ações de defesa civil, que incluem assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas pelo desastre.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: