VÍDEO: Cajazeiras receberá curso que capacita cidadãos para exercer a fiscalização dos gastos públicos
Cajazeiras foi escolhida como uma das primeiras cidades para a realização do curso Empodera, que tem como foco capacitar a sociedade para o monitoramento e controle das verbas públicas por meio de ferramentas online
A cidade de Cajazeiras será uma das primeiras a receberem o curso de formação de agentes de controle social que faz parte do projeto Empodera, uma iniciativa conjunta entre Ministério Público da Paraíba, Junta Comercial da Paraíba, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Controladoria Geral do Estado, Governo da Paraíba, Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal.
O curso tem como principal objetivo capacitar cidadãos para exercerem a fiscalização dos gastos públicos em seus municípios por meio das diversas ferramentas eletrônicas online disponíveis.
Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o promotor de justiça Davi Lopes trouxe mais detalhes sobre a iniciativa, que começará a ser executada em todo o estado a partir de março.
LEIA TAMBÉM:
A primeira cidade a sediar o evento será Sousa, no dia 18 de março, e no mesmo dia o curso será realizado também em Cajazeiras, a partir das 14h, no auditório da Promotoria de Justiça.
O Empodera reunirá cidadãos e representantes de diversos segmentos da sociedade, como jornalistas, políticos, integrantes de conselhos, estudantes, professores, entre outros. O objetivo é apresentar as ferramentas de controle público e capacitar os participantes para que possam utilizar as tecnologias disponíveis, como o Sistema Sagres do TCE, O Portal da Transparência da União e o Portal da Transparência do Estado da Paraíba, para monitorar as destinações de recursos públicos.
“Hoje temos importantes recursos tecnológicos, como o site do Tribunal de Contas e o Portal da Transparência, que nos permitem acompanhar para onde estão sendo destinados os recursos públicos. Esse projeto se propõe a ensinar a população a utilizar essas ferramentas da melhor forma, para que possamos melhorar o controle dos gastos públicos e tornar o processo mais transparente”, afirmou o promotor.
O lançamento oficial do Empodera será no dia 11 de março, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, e a expectativa é que o curso alcance várias cidades da Paraíba, incluindo Cajazeiras. Através dessa iniciativa, os organizadores esperam fortalecer a democracia e promover uma gestão pública mais responsável e transparente.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário