header top bar

section content

VÍDEO: Em programa especial do Dia Internacional da Mulher, Léa Silva lamenta feminicídios em Cajazeiras

A secretária e ex-vereadora comentou sobre a violência contra a mulher no âmbito municipal, destacou o trabalho da Secretaria da Mulher e opinou sobre temas polêmicos referentes à classe feminina

Por Luiz Adriano

10/03/2025 às 19h32 • atualizado em 10/03/2025 às 19h36

Durante programação especial do Dia Internacional da Mulher, no último sábado, 8 de Março, na TV Diário do Sertão, a ex-vereadora Léa Silva, que agora ocupa o cargo de secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cajazeiras, lamentou pelos feminicídios ocorridos no município recentemente.

Ela disse que foi criticada por uma pessoa a respeito do que a Secretaria estaria fazendo em relação a tais casos de violência contra mulheres na cidade. Léa respondeu e falou que enquanto muitos estavam se divertindo, a sua pasta focava no fato.

“A Secretaria da Mulher esteve junto. Enquanto todo mundo estava brincando Carnaval, a gente postou o nosso repúdio e nós fomos de alguma forma, assistir. Certamente a violência contra a mulher não está só em Cajazeiras”, ressaltou.

Léa falou também da luta da classe feminina para ocupar seus espaços na sociedade. A ex-parlamentar que conta com nove mandatos consecutivos como vereadora de Cajazeiras, relatou um pouco de sua trajetória e de como se tornou resistente às perseguições e ao machismo.

“Eu já vi mulher dizer: ‘você fala alto, você grita’, é para não ser engolida pelos machos, por isso que eu me tornei esta mulher. São 40 anos, e nós formamos a associação de professores em Cajazeiras. Fazem 40 anos que a Polícia Militar nos levava à sala de aula no Governo Buriti, porque nós fazíamos e enfrentávamos as greves para alcançar melhores salários para os professores”, disse Léa.

“As mulheres são apreendidas dentro de casa, elas são oprimidas no trabalho. A mulher que mais foi oprimida dentro do trabalho fui eu. Vocês não queiram saber como é difícil sentar no parlamento machista, que eles levantam o dedo para a gente. É preciso que a gente fique forte, é preciso que a gente fale mais alto”, acrescentou.

A secretária falou ainda sobre a violência contra a mulher no âmbito municipal, destacou o trabalho da Secretaria e opinou sobre temas polêmicos referentes às mulheres.

Léa Silva durante programação especial do Dia Internacional da Mulher, na TV Diário do Sertão

O programa em homenagem às mulheres foi apresentado pela professora Elinete Lourenço, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cajazeiras (SINFUMC). A programação foi ao ar das 9h às 11h da manhã, na telinha da TV Diário do Sertão, e além de Léa Silva, várias outras mulheres de renome em Cajazeiras e região também participaram.

Veja abaixo o programa na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: