header top bar

section content

Prefeito de Cachoeira diz que inauguração do Ramal está mantida até agora, mas presença de Lula é dúvida

Alyson Francisco afirmou que até este momento está mantida a programação de inauguração do primeiro trecho do Ramal do Apodi, da Transposição do Rio São Francisco, no sítio Redondo

Por Luis Fernando Mifô

27/05/2025 às 15h51 • atualizado em 27/05/2025 às 15h54

O prefeito de Cachoeira dos Índios, Alyson Francisco (UP), participou do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, por volta das 13h desta terça-feira (27), para confirmar que até este momento está mantida a programação de inauguração do primeiro trecho do Ramal do Apodi, da Transposição do Rio São Francisco, na Barragem do Redondo, na tarde desta quarta-feira (28). Entretanto, ainda não está confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se recupera de um problema de saúde.

“Até agora, o evento acontecerá, não tem nenhuma mudança na programação. Já entraram em contato com o cerimonial que está junto com Lula nesse momento e estão fazendo com que o presidente receba alta e venha participar. Estamos rezando para que o presidente restabeleça sua saúde e venha prestigiar a obra e o nosso município. Com certeza, a presença da maior autoridade do país vai dar uma visibilidade imensa à nossa cidade”, disse Alyson.

Na segunda-feira (26), Lula foi acometido por um quadro de vertigem e foi diagnosticado com labirintite. Nesta terça, o presidente passou por uma nova avaliação médica no Palácio da Alvorada e a orientação é para que ele continue trabalhando na residência oficial porque os sintomas podem levar de 24 a 48 horas para passar.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Lula acordou bem disposto e já trabalha normalmente, despachando com assessores. Enquanto se recupera na residência, ele poderá receber ministros, integrantes do governo e outras autoridades, mas não deve sair para participar de eventos.

A expectativa é que Lula seja submetido a uma nova avaliação nesta quarta para que seja definida a agenda para o restante da semana. Por essa razão, possivelmente não poderá viajar para inaugurar o Ramal do Apodi no Sertão paraibano.

No entanto, até o momento, a Secom anda não cancelou oficialmente o evento. “As agendas de amanhã serão confirmadas ainda hoje. Estamos aguardando as informações”, disse a assessoria ao Diário do Sertão na manhã desta terça.

Trecho da obra da Transposição em Cachoeira do Índios (Foto: TV Diário do Sertão)

Ramal do Apodi

Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara, na Paraíba, à Barragem Angicos, no Rio Grande do Norte, com vazão projetada de 40 m³/s. A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o Ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: