header top bar

section content

VÍDEO: Secretaria de Saúde de Cajazeiras intensifica campanha de vacinação para todas as idades

A informação foi destacada pela coordenadora do setor de imunização, Laryssa Borges, em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão

Por Luiz Adriano

29/09/2025 às 19h55 • atualizado em 29/09/2025 às 20h03

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras intensificou a campanha de vacinação no município, visando aumentar a cobertura imunológica e prevenir o retorno de doenças evitáveis. A informação foi destacada pela coordenadora do setor de imunização, Laryssa Borges, em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão.

Segundo Laryssa, a campanha se tornou necessária devido à queda nos índices de vacinação. “A partir do momento que a gente baixa a guarda, as doenças voltam. Se deixarmos de vacinar, elas retornam”, alertou, citando os 17 casos de sarampo já notificados no Tocantins. Apesar de Cajazeiras não registrar casos da doença, a circulação de pessoas que viajam para outras regiões aumenta o risco.

A intensificação da vacinação ocorre em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo atendimentos noturnos na UBS Esperança e na UBS Simão de Oliveira, até às 22h. A iniciativa contempla todas as vacinas do calendário nacional, voltadas tanto para crianças quanto para adultos. Entre elas estão:

  • Vacinas infantis, desde a BCG e hepatite B aplicadas na maternidade até imunizações para crianças de 2 meses a 4 anos;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), disponível para crianças de 1 ano até adultos de 59 anos;
  • Vacinas para adultos, como tétano e hepatite B;
  • Influenza e COVID-19, voltadas para grupos prioritários.

A coordenadora também explicou como proceder em casos de perda da carteirinha de vacinação e deu detalhes sobre a tríplice viral para adultos sem registros de imunização.

Combate à fake news – Sobre a segurança das vacinas, Laryssa destacou que não há relação entre vacinas e desenvolvimento de doenças.

“Não existe nenhuma relação de vacina causar doença ou qualquer outro problema de saúde, até porque o vírus ou a bactéria que vai dentro da vacina ele é enfraquecido ou morto, ele não tem o poder de causar a doença. Quando ele chega no organismo – o que vai acontecer é que ele vai desencadear o sistema imunológico da pessoa para que a pessoa tenha anticorpos de defesa contra aquela doença, antes que a doença chegue primeiro”, detalhou a profissional.

Com a medida que segue até novembro, a Secretaria de Saúde busca garantir que a população de Cajazeiras esteja protegida contra doenças preveníveis, fortalecendo a imunização em toda a cidade.

Acesse o Instagram da Secretaria de Saúde de Cajazeiras e fique por dentro de todas as informações da campanha.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: