VÍDEO: Cajazeiras se prepara para celebrar Auto de Natal 2025 com tema inspirado em São Francisco de Assis
O coordenador artístico do evento, Kennedy Carvalho, deu detalhes do evento durante entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão
O tradicional Auto de Natal de Cajazeiras será realizado no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 18h30, em frente à Igreja Catedral, e este ano traz um tema especial: “O Cântico de Gratidão de Francisco no Natal do Criador”. A informação foi detalhada pelo coordenador artístico do evento, Kennedy Carvalho, durante entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, nesta terça-feira (18).
Segundo Kennedy, a escolha da temática faz referência direta a São Francisco de Assis, reconhecido como o criador do presépio e pioneiro na dramatização do nascimento de Jesus — elementos que hoje formam a base do Auto de Natal em todo o mundo.
“São Francisco foi a pessoa que criou o presépio, porque ele era um grande educador. Ele utilizava imagens, esculturas e também o teatro para ensinar às pessoas como foi o nascimento de Cristo”, explicou. “A pessoa que criou o presépio foi São Francisco e a pessoa que criou o auto de Natal foi São Francisco de Assis.”
LEIA TAMBÉM:
800 anos do “Cântico das Criaturas”
Kennedy destacou que 2025 marca os 800 anos do Cântico das Criaturas, oração escrita por São Francisco em forma de louvor e gratidão a Deus pela natureza e por toda a criação. Em homenagem a esse marco, o primeiro ato do espetáculo será dedicado a esse cântico.
“O primeiro ato vai ser Francisco e o Canto das Criaturas. Ele vai trazer toda essa parte de gratidão a Deus pela natureza”, disse o coordenador, ressaltando que o tema dialoga com debates atuais, como a preservação ambiental, assunto presente recentemente na Campanha da Fraternidade e na COP 30.
A Secretaria de Educação, parceira na produção, também orienta que o evento mantenha conexão com temas contemporâneos. “Esse tema de São Francisco e o Canto das Criaturas é extremamente pertinente”, reforçou Kennedy.

Kennedy Carvalho foi entrevistado no programa Olho Vivo, na TV Diário do Sertão – Foto: Diário do Sertão
Da criação ao nascimento do Salvador
Após o ato inicial, o Auto de Natal mergulhará na história da salvação, com uma encenação que passa pelo Antigo Testamento até a chegada do Salvador. Segundo Kennedy, o público pode esperar uma apresentação “bem teatralizada”, com direito a licenças poéticas que enriquecem a narrativa.
O espetáculo será encerrado com a apresentação das tradicionais canções natalinas, criando um clima de celebração e reflexão.
Um convite à reflexão sobre o verdadeiro Natal
Kennedy aproveitou a entrevista para convidar a população e propor um momento de introspecção: “Queremos que as pessoas assistam e façam uma escolha. Vamos mostrar o Natal glamouroso, cheio de enfeites e brilhos, e o Natal familiar, de estar junto de quem a gente gosta, refletindo a vida. Qual é o Natal que você quer celebrar?”, refletiu.
Recepção musical e programação
O evento começa às 18h30 com a fanfarra do projeto ‘Campos que Educam’, desenvolvido nas escolas municipais sob coordenação do mestre Francisco de Assis. Os músicos recepcionarão o público tocando composições natalinas.
Às 19h, terá início oficialmente o Auto de Natal 2025, promovido pela Prefeitura de Cajazeiras.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário