header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de Sousa anuncia planejamento para reajuste salarial e novo concurso público em 2026

Sobre a realização do novo certame, Helder Carvalho confirmou que a gestão está fazendo um levantamento técnico para avaliar a necessidade e a viabilidade necessárias

Por Luiz Adriano

18/12/2025 às 17h57 • atualizado em 18/12/2025 às 18h01

O prefeito de Sousa, Helder Carvalho (PSB), afirmou que a gestão municipal trabalha no planejamento para reajuste salarial do funcionalismo público e realização de concurso público, com previsão a partir de 2026. As declarações foram feitas durante entrevista ao programa Cidade Notícia, da Rádio Líder FM, com Levi Dantas e Leonardo Alves.

Segundo o prefeito, algumas categorias já foram contempladas em 2025 com melhorias salariais e incentivos. Ele destacou, por exemplo, os professores da rede municipal, que recebem remuneração acima do piso nacional, além da implantação do cofinanciamento, recurso que, segundo ele, há muito tempo não era pago no município.

“Algumas categorias já foram contempladas esse ano, a exemplo dos professores que recebem acima do piso nacional. Implantamos o cofinanciamento com muita ousadia, uma verba que há muito não se pagava, e que prestigia e reconhece os profissionais”, afirmou.

Helder Carvalho ressaltou que o incentivo busca melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, especialmente na área da saúde, como nos Postos de Saúde da Família (PSF), UPA e Unidades Básicas de Saúde. Ele também informou que foi enviado à Câmara Municipal um projeto que garantirá pagamento de incentivo aos agentes de endemias.

Além disso, o prefeito destacou que outras categorias também foram beneficiadas, como os procuradores do município, e afirmou que existe um planejamento mais amplo para alcançar o funcionalismo em geral.

“De um modo geral, há um planejamento que não cabia dentro do primeiro ano, por muitos motivos, mas que a gente vai, se Deus quiser, durante esse período, evoluir com relação aos servidores”, disse.

Helder Carvalho – prefeito de Sousa, em entrevista ao programa Cidade Notícia, na Líder FM – Foto: frame de vídeo

Concurso público

Sobre a realização de um novo concurso público, Helder Carvalho confirmou que a gestão está realizando um levantamento técnico para avaliar a necessidade e a viabilidade do certame. Ele explicou que o município precisa respeitar os limites impostos pelos órgãos de controle, especialmente quanto ao percentual de servidores contratados.

“O Tribunal está em cima do limite de 30% de pessoal contratado, então tenho todo cuidado para não exacerbar e para que, dentro dessa limitação, a gente possa contemplar muitos cargos e funções no concurso público”, explicou.

O prefeito informou ainda que há um concurso vigente, realizado na gestão anterior, que está próximo do vencimento, e reforçou que um novo concurso será realizado, desde que atenda às necessidades reais do município.

“Vamos fazer sim, mas só dentro da necessidade do município”, reforçou.

Por fim, Helder Carvalho destacou que ainda não há uma data definida para o lançamento do edital, pois o processo depende da conclusão do estudo de viabilidade e, posteriormente, da análise do impacto financeiro.

“Tão logo termine esse estudo de viabilidade e necessidade, que é o primeiro passo, depois vem o impacto financeiro”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: