header top bar

section content

VÍDEO: Motorista paraibano de Itaporanga salva família durante alagamento na Zona Norte de São Paulo

Ao todo, foram resgatadas três mulheres, uma criança e um idoso. "Biu" como assim é conhecido, enviou um vídeo para o Diário do Sertão e relatou como o fato aconteceu

Por Luiz Adriano

29/12/2026 às 17h15

O motorista particular Severino Aristides Barbosa, de 45 anos, conhecido como “Biu”, natural de Itaporanga, no Vale do Piancó, está vivendo um fim de ano diferente. Morando há 25 anos na capital paulista, ele se tornou destaque em diversos veículos de comunicação após participar de um resgate que salvou uma família inteira durante um forte alagamento na Zona Norte de São Paulo.

A ocorrência foi registrada no último dia 21 de dezembro, na região da Freguesia do Ó, no cruzamento da Avenida João Paulo I com a Avenida Itaberaba. Biu estava em uma padaria comprando alguns itens que seriam levados para o natal da igreja quando a chuva começou de forma intensa.

“Em questão de cinco minutos começou a alagar tudo. A gente ficou esperando a chuva passar para poder sair, mas não tinha como, porque a água subia muito rápido”, relatou.

Pouco depois, os gritos de socorro chamaram a atenção de quem estava no local. Dentro de um carro que já começava a ser tomado pela água, uma família pedia ajuda desesperadamente.

“Em mais um minuto a gente só ouviu os gritos: ‘socorro, socorro’, dizendo que tinha criança dentro do carro”, contou.

Sem pensar duas vezes, Biu se uniu a outros homens que estavam no local para realizar o resgate. O grupo se dividiu estrategicamente para conseguir chegar até o veículo, que já estava sendo arrastado pela força da água.

“Combinei com dois rapazes que estavam de um lado, e eu fui pelo outro com mais gente. Eles conseguiram tirar a criança primeiro. Depois a gente chegou e conseguiu tirar mais três pessoas e um senhor de idade”, explicou.

Ao todo, foram resgatadas três mulheres, uma criança e um idoso. Logo após o salvamento, o carro começou a boiar, o que poderia ter resultado em uma tragédia.

“Assim que nós tiramos eles de dentro do carro, o veículo começou a boiar. Não tem coisa mais gratificante do que o que a gente fez. De coração, não só eu, mas todos os rapazes que ajudaram no resgate, nós ganhamos o ano”, afirmou emocionado.

Segundo Severino Aristides, logo que ele e os outros rapazes tiraram a família, a água cobriu o carro – Foto: divulgação

Casado e pai de um filho de 18 anos, Severino trabalha como motorista particular em São Paulo. Mesmo morando longe da terra natal, mantém fortes laços com a Paraíba, onde vivem seis de seus irmãos, em Itaporanga.

O ato de coragem e solidariedade do paraibano sertanejo, reforça a natureza do homem nordestino em sempre querer ajudar o próximo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: