header top bar

section content

VÍDEO: Após sucesso no Domingão com Huck, cearense que vende “lembrancinhas” para ajudar filhos chega a Sousa

Ao todo, "Francisco da Merenda", como assim é conhecido, já percorreu mais de 220 cidades pelo Brasil, vendendo adesivos e angariando recursos para pagar os estudos de seus 5 filhos

Por Luiz Adriano

15/01/2026 às 17h37 • atualizado em 15/01/2026 às 17h40

O cearense Francisco Camelo, conhecido em todo o Nordeste como “Francisco da Merenda”, esteve mais uma vez em Sousa, no Sertão paraibano. Nesta quinta-feira (15), ele participou do programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão e relatou um pouco de sua experiência como vendedor ambulante de adesivos e lembrancinhas, para pagar os estudos de seus 5 filhos.

Francisco ganhou projeção nacional após participar do Domingão com Huck, no quadro The Wall, e hoje soma uma trajetória marcada por fé, persistência e amor à família.

Morador da cidade de Santa Quitéria, no Ceará, Francisco contou que passou 27 anos vendendo lanches, e tinha como clientes mais fortes, trabalhadores de uma fábrica de calçados, mas o que ele não contava era com os desdobramentos da pandemia. A virada em sua vida aconteceu com o período da Covid-19, em 2021, devido ao fechamento da fábrica e a redução drástica do público. Seu Francisco falou que a renda da família caiu justamente no momento em que dois filhos cursavam Odontologia.

“Na busca de realizar esse sonho, tem que correr atrás, não ficar esperando cair do céu. É lutar pela família”, afirmou.

Além das dificuldades financeiras, a esposa de Francisco, que o ajudava na venda de lanches, precisou parar de trabalhar por causa da diabetes. Para tentar complementar a renda, ele começou a vender adesivos no próprio carrinho de lanche, mas o mercado logo ficou saturado. A solução foi ousar.

“Um dia minha esposa me chamou pra conversar e perguntou: ‘Você vai conseguir pagar a faculdade dos nossos filhos vendendo lanches e adesivos só no fim de semana?’ A situação mostrava que teríamos que fechar a faculdade deles. E o sonho de todo pai é formar os filhos”, relembrou.

Após um acordo em família, Francisco deixou de vez a merenda e passou a viver exclusivamente da venda de adesivos e lembrancinhas, viajando por cidades do Nordeste. A primeira viagem durou 10 dias. Em 2023, ele chegou a passar três meses na Bahia. Ao todo, já percorreu mais de 220 cidades pelo Brasil.

Papel fundamental da TV Diário do Sertão – Durante a entrevista, Francisco fez questão de agradecer à TV Diário do Sertão, que, segundo ele, foi a primeira emissora fora do Ceará a contar sua história.

“Quero agradecer a vocês do Diário. Vocês foram a primeira TV fora do Ceará a contar minha história, em 2022. Vocês fazem parte da minha história também”, disse emocionado.

Pai de cinco filhos, Francisco se orgulha das conquistas da família: o mais velho é jornalista, outro é técnico em segurança do trabalho, dois são formados em Odontologia e a filha mais nova cursa Medicina Veterinária.

 O outro grande sonho agora, além da conclusão do curso de sua filha, é montar o consultório odontológico dos filhos.

Momento que marcou em suas viagens – Apesar das conquistas, a caminhada é marcada por renúncias. Um dos momentos mais difíceis, segundo ele, foi ouvir da neta a frase que mais o marcou nessas andanças: “Ela disse: ‘Vô, só faltou você no meu aniversário’. Aquilo rasgou meu coração, me fez chorar.”

Domingão com Huck – A participação no Domingão com Huck, embora não tenha rendido o prêmio principal, foi descrita como uma experiência intensa.

“Ali é um mar de emoções. Você sente ansiedade, medo e alegria ao mesmo tempo”, contou.

Família participou do Domingão com Huck – Foto: divulgação

Sem desistir, Francisco segue na estrada. Ao sair de Sousa, ele informou que pretende passa por Pombal, Patos e Campina Grande, dando continuidade à sua jornada.

“Não é o meu sonho, é o sonho da minha família. É o sonho de todo pai e de toda mãe: dar uma qualidade melhor de vida à sua família”, resumiu.

Seu Francisco da Merenda e sua esposa – Foto: divulgação

Ele deixou uma mensagem final de perseverança:

“A vida sempre vai judiar, ela é difícil, sempre vai bater. Mas você tem que acreditar em você, acreditar em Deus e lutar. A vitória vem. É cansativa, é demorada, mas ela vem, desde que você insista e acredite em você mesmo.”

Francisco Camelo pode ser encontrado nas redes sociais pelo perfil @franciscodamerenda. Contato: (88) 98857-1063 (também chave Pix).

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: