O associativismo e a sua importância na sociedade

Por Francisco Inacio Pita – A falta de associações comunitárias rurais, associações de bairros e outros tipos de organizações do sistema associativismo impede que sejam dados passos significativos e que se proponha uma representatividade de sucesso. Tudo só depende de um perfil adequado e de essas agremiações se comportarem de forma séria e comprometida com o bem-estar de um povo que necessita de ações concretas e diversos benefícios para estas coletividades.
A falta de uma associação comunitária rural pode comprometer o desenvolvimento do setor ruralista, que muitas vezes fica a esperar pela vontade de um gestor que só conhece o povo no período eleitoral. Sendo assim, as ações em benefício daquelas comunidades podem demorar a ser atendidas e, quando acontece este atendimento, a maioria dos políticos faz o benéfico, mas cobra dos beneficiados o apoio político eleitoral na próxima campanha, o que, na verdade, aquela obra feita para a referida comunidade trata-se apenas do ofício do seu trabalho e do dever de sua administração. Devo alertar que uma associação comunitária precisa estar unida e seus representantes necessitam ter compromisso com o bem comum de seus associados.
No delinear da história do associativismo, muitos presidentes de associações já se venderam aos prefeitos de suas jurisdições, beneficiando a família e deixando os agregados sem nada. Isso é falta de honestidade e uma grande ausência de vergonha da parte de representantes que assim se comportam. Ações como essas têm infelizmente acontecido em boa parte das agregações e principalmente entre aquelas que cobram fortemente boas práticas dos gestores que os representam; isso sufoca os prefeitos sem compromissos com a coletividade, que terminam criando uma manobra e oferecendo ofertas aos principais representantes destas coletividades, muitos deles, por falta de compromisso com o povo que representam e na cobiça de crescer financeiramente, terminam aceitando a oferta desonesta vinda da gestão malfeitora e sem compromisso com o bem comum.
O mesmo pode acontecer com outros tipos de associações, seja lá qual for, mas cuidado com os assédios vindos de administradores sem escrúpulos e detentores de má intenção no intuito de se beneficiar à custa da desgraça alheia.
LEIA TAMBÉM:
Uma associação de bairro tem todo o poder de conseguir benefícios, principalmente quando tem união coesa entre seus associados. O poder de cobranças destes agrupamentos de pessoas é muito grande e pode conseguir diversos benefícios; precisa apenas de organização e união nas reivindicações. A solicitação de obras para o seu bairro estará sempre ao alcance se prevalecer a união de todos em torno do objetivo comum.
Uma associação universitária precisa de muita união, tomar as decisões propostas pela maioria de seus associados e prevalecer as decisões democráticas propostas pelos associados. Tem a grande probabilidade de conseguir tudo dentro das possibilidades solicitadas. As decisões têm que ser únicas e, acima de tudo, ter o compromisso de lutar de forma comum. Para o sucesso completo, devemos sempre lembrar: por mais que um administrador faça quase tudo correto, terá sempre alguém para criticá-lo.
Todo administrador deve lembrar que tem as pessoas 99 por uma. O que significa isso: são pessoas que, se você fizer 99 ações corretas e errar uma, esquecem os 99 benefícios corretos e criticam apenas UM que você não acertou. São opositores desleais e querem apenas tumultuar. Só Deus foi e será sempre o nosso maior protetor, justo e perfeito.
O sistema associativo em nossa região está um pouco desorganizado, deixando espaços para os administradores, como prefeito e governadores de estados, os verdadeiros executores das obras, à vontade para decidir a seu bom gosto, isto é, quando fazem algo pelo povo. Os nossos vereadores, deputados e senadores ficam livres para criar as leis e elaborarem projetos em benefício do povo. Estes nossos representantes muitas vezes fazem muito pouco e elaboram projetos de cobranças apenas no período eleitoral, sob a alegação de que estão ajudando aquela comunidade. Afinal, o alto salário e diversos benefícios que os gestores e legisladores recebem são exatamente para criar e votar projetos direcionados ao seu povo. Os prefeitos e governadores devem executar; agindo assim, estão fazendo nada mais, nada menos do que a sua obrigação, trabalhando em benefício da população; seu dever é cumprir os compromissos e defender o povo que representam. Todos os administradores não passam de um empregado do povo e nada mais; foram eleitos exatamente para nos representar e trabalhar em nosso benefício.
Mote: um povo organizado
tem poder de conseguir.
Um povo organizado
pode ter um bom futuro
procure ser bem seguro
no caminho projetado
esteja sempre antenado
lute com força a seguir
nunca esqueça de agir
honesto e ponderado
um povo organizado
tem poder de conseguir.
Se você é presidente
de uma associação
não aceite corrupção
procure ser decente
lute pela sua gente
sempre alegre e a sorrir
consiga pra dividir
e tenha bom resultado
um povo organizado
tem poder de conseguir.
Cuidado com mal gestor
que vem lhe assediar
na intensão de mudar
se projeto promissor
ele estende um valor
na forma de coagir
com certeza vai pedir
pra você ser ponderado
um povo organizado
tem poder de conseguir.
Forme em sua comunidade
uma boa associação
com bastante união
que terá prosperidade
lute usando a verdade
e saiba também pedir
seu pedido dirigir
com jeito considero
um povo organizado
tem poder de conseguir.
Termino a apreciação
no meu jeito de pensar
com Deus a me ajudar
na completa decisão
entendo que tenho razão
na forma de difundir
também não vou invadir
seu espaço conquistado
um povo organizado
tem poder de conseguir.
Muito obrigado a todos e até o nosso próximo encontro.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário