header top bar

section content

Ordem de Sousa faz festa em abrigo em memória de seu martir Jacques Demolay

O aniversário foi comemorado nesse domingo em Sousa.

Por

19/03/2012 às 15h17

A Ordem Demolay da cidade de Sousa, Capítulo Defensores do Vale e da Liberdade comemorou nesse domingo (18), mais um aniversário. Há 10 anos instituída no município, os jovens realizaram as festividades da primeira década em um abrigo de idosos. A ordem comemora aniversário em memória de seu martir Jacques Demolay.

Os adolescentes Demolay conversaram e ajudaram os idosos da casa de repouso, proveram uma festinha surpresa e ainda fizeram doações de alimento.

Histórico
Criada em 18 de Março de 1919, em Kansas City, Missouri, por Frank Sherman Land, que como Maçom ativo, obteve o apoio da instituição. Desde então os Capítulos são patrocinados por Lojas Maçônicas.

Foi trazida para o Brasil, em 1.980, pelo Maçom Alberto Mansur, que fundou o Capitulo Rio de Janeiro, em 16 de Agosto de 1980, e teve como primeiro Mestre Conselheiro o Irmão Jorge Mansur.

Em Sousa
Na cidade de Sousa temos dois Capítulos que representam a Ordem DeMolay, como sendo o Capítulo Defensores do Vale e da Liberdade, patrocinado pelas Lojas Maçônicas Calixto Nóbrega e Vale do Piranhas e o Capítulo João Bosco Marques de Sousa patrocinado pela Loja Maçônica Lindolfo Pires. Essa atuação em nossa cidade já passa um pouco mais de 10 (dez) anos.

Tem com patrono Jacques DeMolay, mártir de lealdade e tolerância o qual foi um expedicionário das cruzadas, no século XIV. Foi queimado na fogueira da Inquisição por se negar a trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.

A Ordem
A Ordem DeMolay é a maior e mais importante organização fraternal juvenil do mundo, de fins filosóficos e filantrópicos, na qual só podem ingressar jovens com idade de 12 à 21 anos. Procurando trabalhar a formação do caráter dos jovens nos mais diversos aspectos, prepara-os para serem melhores homens, cidadãos e líderes no futuro. Ensina a esses jovens a importância de uma vida com retidão, baseada em valores e ideais que devem ser cultivados, desenvolvendo o conjunto de fatores que formam a personalidade de todos os homens de bem que lutam pela emancipação pacífica e progressista da humanidade.

Discutir problemas comuns à juventude, expressar-se e demonstrar suas opiniões é o primeiro passo. A Ordem DeMolay transforma bons jovens em excelentes jovens e procura torná-los verdadeiros líderes, dando-lhes os ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até da sua nação. Este treinamento baseia-se principalmente no verdadeiro coração da Ordem DeMolay – seu Ritual – meio por onde o jovem elimina qualquer sentimento de inutilidade, dando-lhe a certeza de ser alguém.

Atuação
Através de projetos filantrópicos, o DeMolay exercita sua preocupação com projetos sociais e com a sociedade, recebendo um senso de satisfação por estar contribuindo para melhorar a qualidade de vida das comunidade, tornando o mundo um lugar melhor para todos.

Sem pretensão de tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola, a Ordem exerce um papel coadjuvante, mas importante, com um programa de ensinamentos que visa uma boa cidadania a seus membros.

A Ordem DeMolay foi considerada pela Organização das Nações Unidas – ONU – como organização não-governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto.

Diversos Seniores DeMolay, como John Wayne, Walt Disney, Bob Mathias, Elmer Lower, Alvin Dark e Bill Clinton, entre outros, tornaram-se homens de destaque no mundo. Vários outros jovens se destacam em nossa região, em diversas áreas de atuação.

E quanto mais isto se intensifica, todos os países ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolays. Assim, mais importantes se tornam as atividades e os esforços para alcançar a verdadeira compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião e língua.

Veja  fotos na galeria! Click e aumente a imagem!

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria
 

Tags:
Recomendado pelo Google: